Agemcamp

Agência Metropolitana de Campinas

Sediada no município de Campinas, a Agência Metropolitana de Campinas é uma autarquia estadual, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano, que tem por finalidade integrar a organização, o planejamento e a execução das funções públicas de interesse comum na Região Metropolitana de Campinas.

Entre as principais atribuições da AGEMCAMP, estão a fiscalização das execuções das leis que dispõem sobre regiões metropolitanas e aplicar as respectivas sanções; estabelecer metas, planos, programas e projetos de interesse comum, bem como fiscalizar e avaliar sua execução; manutenção de estruturas técnicas e administrativas de dimensões adequadas, dando prioridade à execução descentralizada de obras e serviços que será atribuída a órgãos e entidades públicas ou privadas

Conheça as Câmaras Temáticas da Agemcamp

Linhas de Atuação

SAÚDE

– Programa Saúde em Ação: Objetivo: Construção e Reformas de UBS e CAPS equipadas, capacitação dos profissionais da Saúde e desenvolvimento de sistema de Tecnologia da Informação;

– Combate à Dengue: Objetivo: Aquisição de Equipamentos de Combate ao Vetor.

EDUCAÇÃO

– 9º Fórum da Educação da RMC: Objetivo: Propiciar, além dos conhecimentos específicos relacionados ao tema geral da educação, experiências internacionais. Possibilita também que os municípios discutam e conheçam as suas próprias políticas de colaboração na área da educação visando a proposição de perspectivas de políticas públicas e contribuições para construção de Planos de Educação.

CULTURA

– Re-Virada Cultural – 2017: Objetivo: Realização de apresentações de música, dança e oficinas nos municípios da RMC, privilegiando os artistas regionais.

SEGURANÇA

– Sistema de Videomonitoramento na RMC: Aquisição de equipamentos e implantação do Sistema Metropolitano de Videomonitoramento nos municípios da RMC em atendimento às necessidades identificadas no Plano Metropolitano de Segurança.

– Sistema Regional de Defesa Civil: Objetivo: Aquisição de equipamentos de informática e veículos e implantação do Sistema Regional de Defesa Civil para a RMC.

– Sistema Regional de Radiocomunicação Digital: Objetivo: Aquisição de equipamentos que proporcionará a migração do Sistema de Radiocomunicação Analógico para Digital ou a expansão do atual Sistema de Radiocomunicação Digital, e assim permitir maior integração entre órgãos que utilizam esse tipo de comunicação na cidade e sua integração com a RMC.

– Plataforma para Redução de Riscos de Desastres na RMC: Objetivo: promover a gestão de riscos e gerenciamento de desastres entre as Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil pertencentes a Região Metropolitana de Campinas.

– Sistema Metropolitano de Proteção aos Bens e Serviços Públicos Municipais: Objetivo: Salvaguardar os bens, serviços e patrimônio públicos municipais, promovendo maior interação entre a comunidade local, diretamente envolvida em situações de ameaças e seus bens, serviços e patrimônio, o levantamento de informações, a elaboração de pesquisa de identificação de fatores para promover a proteção e a guarda de bens e serviços.

ESPORTE

– Implementação Academias Ao Ar Livre: Objetivo: Aquisição de equipamentos para instalação de academias ao ar livre em espaços utilização pública nos municípios da RMC, podendo ser instaladas os seguintes tipos: a) Academia da Terceira Idade; b) Academia para Portadores de Necessidades Especiais; c) Academia para Crianças (primeira idade).

TRANSPORTE E SISTEMA VIÁRIO REGIONAIS

Mobilidade Urbana: Objetivo: Garantir infraestrutura e facilitar a mobilidade urbana da população metropolitana, tornando permanente o compromisso do Poder Público para a democratização do espaço urbano, representada pela acessibilidade e inclusão de todos em um ambiente seguro e confortável.

PLANEJAMENTO

– Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado: Objetivo: Criar um instrumento de governança interfederativa com participação de todos os entes públicos e da sociedade civil, de forma integrada e compartilhada.

TURISMO

– SEMINÁRIO “TURISMO NA REGIÃO METROPOLITANA DE CAMPINAS” O Evento objetivou a concentração e transparência de ações voltadas à potencialização dos recursos existentes na RMC, nos diversos segmentos do Setor, mundialmente reconhecido como grande gerador de emprego e renda para toda pirâmide social. Importante frisar que o Seminário foi fruto e, ao mesmo tempo, o coroamento de um trabalho realizado pela Câmara Temática de Turismo da RMC durante o ano de 2017.

Portal da Cultura

Fique por dentro dos eventos, equipamentos e patrimônios culturais da RMC

Observatório Metropolitano de Indicadores – OMI

Informações da dinâmica socioeconômica da RMC

Portal de Turismo

Segmento de Turismo de Negócios e Eventos na RMC

Gamesp

Gabinete Metropolitano de Gestão Estratégica de Segurança Pública na RMC

Defesa Civil

Níveis da Operação Estiagem na Região Metropolitana de Campinas

Invista na RMC

Conheça as informações estratégicas para a promoção de investimentos na RMC

Leia o Relatório PROJETOS METROPOLITANOS 2017

Entre em contato

Av. Brasil, 2340 – 3º andar do Edifício 1 – Bloco A – Conjunto CATI
Jd. Chapadão – Campinas – SP
CEP 13.070-178
Fone: (19) 3213-6343 / 3211-5600
E-mail: agemcamp@agemcamp.sp.gov.br