CPQD

Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações

Contribuir e atuar em um ecossistema de inovação aberta, no modelo que aproxima em colaboração o CPQD e o ambiente de startups, investidores, incubadoras, aceleradoras, universidades, institutos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, grandes empresas e governos, entre outros stakeholders. Essa é a característica principal da forma como o CPQD promove a inovação, transformando conhecimento em novos produtos, soluções e serviços disponíveis para o mercado e potencializando os arranjos locais, regionais, estaduais e nacionais para que a inovação e seus impactos cheguem mais rápido e estejam mais alinhados à diversidade do Brasil e do mundo.

Com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação, o CPQD mantém um portfólio abrangente de soluções que são utilizadas nos mais diversos segmentos de mercado, no Brasil e no exterior, e aceleram a geração de valor no processo de transformação digital contribuindo para a excelência operacional das organizações, a transformação da experiência dos usuários, a reinvenção de modelos de negócios, a segurança e conformidade e a criação de novos produtos. Referência tecnológica no país, o CPQD integra o ecossistema de inovação aberta que vem alavancando o  empreendedorismo, por meio de sua notória competência em Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Conectividade, Blockchain e Mobilidade Elétrica. O CPQD é uma organização privada, com mais de 40 anos, que entrega serviços e desenvolve tecnologias de produtos e de sistemas de missão crítica aderentes às necessidades complexas do mercado. Esses são resultados do seu programa de P,D&I, que é a base para inovação em seus temas estratégicos no futuro das cidades inteligentes, do agronegócio inteligente e da manufatura avançada. O CPQD atua em toda a jornada de inovação – da ideia à implementação – e é apaixonado pela tecnologia que gera o desenvolvimento, o progresso e promove o bem-estar da sociedade.

Dados de dezembro/2020

900

Colaboradores

9

Plataformas Tecnológicas

Áreas e Linhas de Atuação

Computação cognitiva

Redes de dados

Sistemas de energia

Computação avançada

Sensoriamento

Comunicações sem fio

Comunicações ópticas

Segurança da informação e comunicação

Sistemas eletrônicos embarcados

Plataformas Tecnológicas

Computação avançada

Inteligência Artificial

Sensoriamento

Comunicação sem fio

Redes de Dados

Sistemas de energia

Comunicações ópticas

Segurança e Privacidade

Sistemas Eletrônicos Embarcados

391

Patentes nacionais

210

Patentes internacionais

1822

Registros programas de computador

A inovação está na essência do CPQD, uma instituição privada, com quase mil colaboradores, que há mais de 40 anos contribui para o desenvolvimento, o progresso e o bem-estar da sociedade, por meio de soluções avançadas em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Como a tecnologia está em constante evolução, o CPQD mantém sua atenção sempre voltada para o futuro e para novas oportunidades de aplicação das TICs. É o caso de conceitos que vêm transformando a vida das pessoas e o mundo dos negócios, como, por exemplo, Internet das Coisas (IoT), Indústria 4.0, Agricultura 4.0, e das novas tecnologias, como Inteligência Artificial, e de Conectividade nas áreas de Segurança Cibernética, Eficiência Energética, Mobilidade Urbana e Saúde.

Seu portfólio abrangente de soluções e serviços comercializados e de tecnologias de produto transferidas para a indústria atende às necessidades complexas de diversos segmentos: cidades, indústria, agronegócio, defesa e segurança, varejo e serviços, financeiro, telecom e utilities. As entregas do CPQD aceleram a geração de valor no processo de transformação digital das organizações em diversas áreas, como experiência do usuário, reinvenção do negócio, segurança e conformidade e excelência operacional.

Antecipar-se às necessidades da sociedade da informação faz parte do papel de vanguarda tecnológica que o CPQD tem exercido ao longo de sua existência. E que vai continuar orientando sua atuação.

Além do desenvolvimento de tecnologia, contribui decisivamente para o progresso da REGIÃO CAMPINAS, promove a geração de riqueza, a criação de empregos e de novas empresas, a exportação de produtos e serviços, a formação de redes de inovação e o fortalecimento de startups.

Como a sua empresa pode ser mais eficiente

Soluções que aceleram a geração de valor no processo de transformação digital.

Sistemas OSS

Maximização de investimento com inteligência na automação. Padronize processo e mantenha a qualidade dos serviços contratados.

Estratégias de TI

Alcance metas de forma planejada e garantida e tenha uma visão mais ampla e adequada do processo de planejamento e implantação de T.I.

Inovação por Encomenda

Somos uma organização altamente inovadora em TICs e vamos ajudá-lo a ter vantagem competitiva e fidelização de clientes.

Inteligência de Redes

Ganhe eficiência operacional e integre unidades oferecendo mais qualidade nos serviços prestados com novo processos, produtos e serviços.

Certificações

Para realizar ensaios para fins de certificação, conte com um centro de excelência e referência nacional e internacional de tecnologia em telecomunicações.

Teste de Campos

Ensaios e testes que simulam todas condições de campo, evidenciando possíveis falhas antes mesmo de sair do laboratório.

Antecipar-se às necessidades da sociedade da informação faz parte do papel de vanguarda tecnológica que o CPQD tem exercido ao longo de sua existência. E que vai continuar orientando sua atuação.

Esse papel conta com a retaguarda de uma ampla infraestrutura de laboratórios, de um time de profissionais experientes e altamente qualificados e com o estreito relacionamento com empresas, universidades, instituições de pesquisa e organizações do Brasil e do mundo.

Pólis de Tecnologia

Criado em 1999 pelo CPQD, o Pólis de Tecnologia está localizado estrategicamente na REGIÃO CAMPINAS e faz parte do Sistema Paulista de Parques Tecnológicos (SPTec) da Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. Esse complexo oferece gerenciamento eficiente e total infraestrutura de serviços para quem trabalha com desenvolvimento de tecnologia. São 360 mil m² cercados de área verde e planejados para a integração de empresas, profissionais e clientes. 

O Pólis abriga laboratórios de pesquisa únicos no País, bem como a estrutura do próprio CPQD. Esse conjunto forma um ambiente tecnológico integrado para quem busca uma maior interação com novas empresas do ramo e novos clientes, oferecendo o aporte necessário para alinhar produtos e sistemas com padrões estado-da-arte internacionais e possibilitando maior expansão no setor de tecnologia.

Conheça nossas instalações e traga sua empresa para o Parque Tecnológico mais completo de toda a região.

Entre em contato

R. Dr. Ricardo Benetton Martins, 1.000
Parque II do Polo de Alta Tecnologia – Campinas – SP
CEP 13.086-902
E-mail: contactcenter@cpqd.com.br
Contato Pólis: polis@polisdetecnologia.com.br