CNPEM

Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais

Organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Possui quatro laboratórios referências mundiais e abertos à comunidade científica e empresarial. A luz síncrotron é uma intensa fonte eletromagnética, produzida por elétrons de alta energia em um acelerador de partículas. Por meio dela, cientistas produzem estudos dos materiais em níveis atômico e molecular, nas áreas de física, química, biologia e estrutural, microfabricação nanotecnologia, metalurgia e engenharia eletrônica. O CNPEM reúne competências e know how em áreas de fronteira, dedicadas a apoiar pesquisas e desenvolvimento em áreas estratégicas, como novos medicamentos, bioenergia, novos materiais, dentre outras.

Missão

Integrar competências singulares em Laboratórios Nacionais para o desenvolvimento científico e tecnológico e apoio à inovação em energia, materiais e biociências.

11

pedidos de registro de propriedade intelectual

16

eventos científicos e capacitação

3000

visitantes/ano

O CNPEM possui quatro laboratórios referências mundiais, abertos à comunidade científica e empresarial:

Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) opera a única fonte de luz síncrotron da América Latina e está, nesse momento, construindo Sirius, o novo acelerador de elétrons brasileiro

O Laboratório Nacional de Biociências (LNBio) atua na área de biotecnologia com foco na descoberta e desenvolvimento de novos fármacos

O Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia de Bioetanol (CTBE) investiga novas tecnologias para valorização e transformação de materiais agroindustriais em bioprodutos com ênfase em biocombustíveis

O Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) realiza pesquisas científicas e desenvolvimentos tecnológicos em busca de soluções baseadas em nanotecnologia.

Em seus Laboratórios Nacionais, o CNPEM implementa, mantém e opera instalações abertas à comunidade científica do Brasil e do exterior. Para ter acesso a sofisticação analítica disponível no campus do Centro, os interessados devem procurar o Serviço de Apoio ao Usuário

O CNPEM disponibiliza mais de 30 instalações abertas à comunidade científica do País, onde são realizadas anualmente mais de 1000 propostas de pesquisas, provenientes de cerca de 220 instituições diferentes, distribuídas no Brasil e no exterior. Os dados gerados nas instalações do CNPEM subsidiam mais de 600 artigos publicados todos os anos. O CNPEM conta uma força de trabalho qualificada e diversificada, incluindo celetistas, bolsistas, estagiários e autônomos. Mais de 70% de seu quadro de funcionários e colaboradores é dedicado a atividades científicas e tecnológicas.

O Projeto Sirius

O Sirius, a nova fonte de luz síncrotron brasileira, será a maior e mais complexa infraestrutura científica já construída no País e uma das primeiras fontes de luz síncrotron de 4ª geração do mundo. É planejada para colocar o Brasil na liderança mundial de produção de luz síncrotron e foi projetada para ter o maior brilho dentre todos os equipamentos na sua classe de energia. Para produzir luz síncrotron é necessário o uso de aceleradores de partículas, capazes de produzir e controlar o movimento de partículas carregadas de alta energia em velocidades próximas à velocidade da luz.

Eixos de atuação

Instalações abertas a usuários externos

Compreende a implantação, manutenção, operação e ampliação de instalações abertas singulares, de alta complexidade tecnológica, disponibilizando-as para usuários externos e contribuindo, assim, para a produção de resultados técnico-científicos de alta qualidade.

Pesquisa e desenvolvimento in-house

Reflete o envolvimento de pesquisadores internos em investigações de alto nível, em áreas de fronteira, equiparando o CNPEM a centros de ciência e tecnologia de classe mundial. A Pesquisa e Desenvolvimento in-house envolve execução de programas de pesquisa básica, aplicada e de desenvolvimento experimental definidos internamente ou por instâncias governamentais.

Apoio e promoção à geração de inovação

Está relacionado à promoção da inovação no País por meio de interlocução com empresas dos setores produtivos, parcerias em PD&I, transferência de tecnologias e materiais e prestação de serviços tecnológicos.

Treinamento, educação e extensão

Compreende a organização de cursos de capacitação, treinamentos e outras ações educacionais voltadas à formação de pessoal qualificado em áreas e temas de competência singulares dos Laboratórios.

O CNPEM mantém forte interação com empresas dos setores de agricultura, indústria e serviços, contribuindo para o desenvolvimento tecnológico em áreas prioritárias para o País. A promoção da inovação compreende diferentes de modelos de parceria com o setor produtivo, incluindo transferência de tecnologias e materiais e prestação de serviço tecnológicos de alta complexidade. Atua em projetos junto a iniciativa privada nas áreas de energias renováveis, petróleo e gás, materiais avançados, fármacos, instrumentação, química verde, agricultura e pecuária, alimentos e cosméticos.

Rua Giuseppe Máximo Scolfaro, 10.000
Polo II de Alta Tecnologia de Campinas – Campinas – SP
CEP 13.083-970
Telefone: (19) 3512-1010
Fax: (19) 3512-1004
E-mail: comunica@cnpem.br