CNPEM

Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais

O CNPEM é uma Organização Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). O Centro é constituído por quatro Laboratórios Nacionais e é berço do mais complexo projeto da ciência brasileira – o Sirius – uma das mais avançadas fontes de luz síncrotron do mundo. O CNPEM reúne equipes multitemáticas altamente especializadas, infraestruturas laboratoriais mundialmente competitivas e abertas à comunidade científica, linhas de pesquisa em áreas estratégicas, projetos inovadores em parcerias com o setor produtivo e ações de treinamento para pesquisadores e estudantes. O Centro constitui um ambiente movido pela busca de soluções com impacto nas áreas de saúde, energia, meio ambiente, novos materiais, entre outras. As competências singulares e complementares presentes no CNPEM impulsionam pesquisas e desenvolvimentos inovadores nas áreas de luz síncrotron; engenharia de aceleradores; descoberta de novos medicamentos, inclusive a partir de espécies vegetais da biodiversidade brasileira; desenvolvimento de processos bio e nanotecnológicos com foco na produção de materiais avançados para aplicações nos setores químico, de alimentos e bebidas, têxtil, petróleo e gás, defesa e aeroespacial; além de soluções biotecnológicas para o desenvolvimento sustentável de biocombustíveis avançados, bioquímicos e biomateriais.

Missão

Integrar competências singulares em Laboratórios Nacionais para o desenvolvimento científico e tecnológico e apoio à inovação em energia, materiais e biociências.

11

pedidos de registro de propriedade intelectual

16

eventos científicos e capacitação

3000

visitantes/ano

Instalações

O CNPEM disponibiliza mais de 30 instalações abertas à comunidade científica do País, onde são realizadas anualmente mais de 1000 propostas de pesquisas, provenientes de cerca de 220 instituições diferentes, distribuídas no Brasil e no exterior. Os dados gerados nas instalações do CNPEM subsidiam mais de 600 artigos publicados todos os anos. O CNPEM conta uma força de trabalho qualificada e diversificada, incluindo celetistas, bolsistas, estagiários e autônomos. Mais de 70% de seu quadro de funcionários e colaboradores é dedicado a atividades científicas e tecnológicas.

O Projeto Sirius

Sirius, a nova fonte de luz síncrotron brasileira, é a maior e mais complexa infraestrutura científica já construída no País e uma das primeiras fontes de luz síncrotron de 4ª geração do mundo. Planejado para colocar o Brasil na liderança mundial de produção de luz síncrotron, Sirius foi projetado para ter o maior brilho dentre todos os equipamentos na sua classe de energia. Fontes de luz síncrotron constituem o exemplo mais sofisticado de infraestrutura de pesquisa aberta e multidisciplinar e é uma ferramenta-chave para a resolução de questões importantes para as comunidades acadêmica e industrial brasileiras. A versatilidade de uma fonte de luz síncrotron permite o desenvolvimento de pesquisas em áreas estratégicas, como energia, alimentação, meio ambiente, saúde, defesa e vários outros. Essa é a razão pela qual a tecnologia da luz síncrotron se torna cada vez mais popular ao redor do mundo. É também o motivo pelo qual os países com economias fortes e baseadas em tecnologia já contam com uma ou mais fontes de luz síncrotron, ou as estão construindo.

Eixos de atuação

Instalações abertas a usuários externos

Compreende a implantação, manutenção, operação e ampliação de instalações abertas singulares, de alta complexidade tecnológica, disponibilizando-as para usuários externos e contribuindo, assim, para a produção de resultados técnico-científicos de alta qualidade.

Pesquisa e desenvolvimento in-house

Reflete o envolvimento de pesquisadores internos em investigações de alto nível, em áreas de fronteira, equiparando o CNPEM a centros de ciência e tecnologia de classe mundial. A Pesquisa e Desenvolvimento in-house envolve execução de programas de pesquisa básica, aplicada e de desenvolvimento experimental definidos internamente ou por instâncias governamentais.

Apoio e promoção à geração de inovação

Está relacionado à promoção da inovação no País por meio de interlocução com empresas dos setores produtivos, parcerias em PD&I, transferência de tecnologias e materiais e prestação de serviços tecnológicos.

Treinamento, educação e extensão

Compreende a organização de cursos de capacitação, treinamentos e outras ações educacionais voltadas à formação de pessoal qualificado em áreas e temas de competência singulares dos Laboratórios.

Inovação

O CNPEM mantém forte interação com empresas dos setores de agricultura, indústria e serviços, contribuindo para o desenvolvimento tecnológico em áreas prioritárias para o País. A promoção da inovação compreende diferentes de modelos de parceria com o setor produtivo, incluindo transferência de tecnologias e materiais e prestação de serviço tecnológicos de alta complexidade. Atua em projetos junto a iniciativa privada nas áreas de energias renováveis, petróleo e gás, materiais avançados, fármacos, instrumentação, química verde, agricultura e pecuária, alimentos e cosméticos.

Entre em contato

Rua Giuseppe Máximo Scolfaro, 10.000
Polo II de Alta Tecnologia de Campinas – Campinas – SP
CEP 13.083-970
Telefone: (19) 3512-1010
Fax: (19) 3512-1004
E-mail: comunica@cnpem.br