CATI

Coordenadoria de Assistência Técnica Integral

Ao agir no presente para preservar o futuro, a COORDENADORIA DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA INTEGRAL (CATI) visa promover o desenvolvimento rural sustentável através de programas e ações participativas, com envolvimento da comunidade, de entidades parceiras e de todos os segmentos dos negócios agrícolas.

A CATI atende prioritariamente a agricultura familiar através da assistência técnica e da capacitação do agricultor familiar em desenvolvimento rural sustentável e em crédito rural, para utilização dos recursos das linhas de financiamento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) e Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista – O banco do agronegócio familiar (FEAP/BANAGRO). A instituição também produz e fornece sementes e mudas de qualidade a preços acessíveis aos agricultores brasileiros. E, difunde conhecimento através da publicação e venda de boletins técnicos de diversas culturas.

40

Escritórios

1404

Servidores

33

Doutores

126

Mestres

Áreas e Linhas de Atuação

Aquicultura

Cafeicultura

Fruticultura

Olericultura

Bovinocultura de corte

Bovinocultura de leite

Heveicultura

Atividades desenvolvidas pela CATI direcionadas ao pequeno produtor e ao agricultor familiar

MICROBACIAS II

Tem por objetivo ampliar a competitividade e proporcionar o acesso ao mercado aos agricultores familiares organizados em associações e cooperativas em todo o Estado de São Paulo, bem como organizações de produtores de comunidades tradicionais como quilombolas e indígenas. O Projeto pretende aumentar as oportunidades de emprego e renda, a inclusão social e promover a conservação dos recursos naturais.

COMPRAS GOVERNAMENTAIS

Os técnicos da CATI auxiliam na orientação dos agricultores familiares e na articulação para proporcionar o acesso destes agricultores aos programas de compras governamentais.

INTEGRA SP

O Integra São Paulo foi criado em 2013 e é executado por profissionais da CATI, que conta com 40 escritórios regionais no Estado, além das Casas da Agricultura em quase todas as cidades paulistas. A ideia é financiar a recuperação de pastagens.

FUNDO DE EXPANSÃO DO AGRONEGÓCIO PAULISTA

O Feap/Banagro é uma iniciativa do Governo Estadual que oferece modalidades de apoio ao produtor rural paulista. CADASTRO AMBIENTAL RURAL: Elaboração e orientação para a realização do CAR. Práticas de Manejo de Solo Sustentáveis para Mitigação das Emissões de Carbono (Ações de orientação junto à comunidade rural voltadas à mitigação de carbono), visando à sustentabilidade ambiental, em consonância com a Política Estadual de Mudanças Climáticas.

ASSISTÊNCIA TÉCNICA

Prestação de assistência técnica nas mais variadas atividades agropecuárias fruticultura, olericultura, bovinocultura de leite, bovinocultura de corte, aquicultura, apicultura e outras.

INTERAÇÃO COM A SOCIEDADE

Oferta de cursos de capacitação diversos, trabalho com associações para apoio na regularização, formalização de grupos e orientação de ações e fornecimento de Sementes e Mudas para os agricultores.

A atual prioridade da instituição no estado é o Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas, estabelecido em 2000, através de parceria com o Banco Mundial. O Programa de Microbacias atinge 925 microbacias em 509 municípios, com 68 mil famílias envolvidas. São 8,5 mil atendimentos no campo ou 9,1 milhões de reais em incentivos diretos pagos aos agricultores de pequeno e médio portes. O lema “O Programa de Microbacias melhora sua vida” mostra que, embora se desenvolvam em propriedades rurais, as ações atingem a todos, no campo e na cidade. No campo, o Programa fortalece o associativismo, conduz programas de educação, implanta equipamentos para levar saneamento e abastecimento de água, capacita e difunde alternativas de renda aos produtores. Esse Programa tem atuação na preservação ambiental através de assistência técnica no controle de erosão, recuperação de estradas rurais, incentivo ao plantio direto e a recuperação e plantio de matas ciliares, contribuindo para a diminuição da poluição, o aumento da vazão dos rios, o fornecimento de alimentos saudáveis, e a redução do êxodo rural.

405

Propostas de negócios

341

Propostas implantadas

Av. Brasil, 2340
Jd. Brasil – Campinas – SP
CEP 13.070-178
Fone: (19) 3743-3700
Facebook: https://www.facebook.com/catiagricultura/
E-mail: faleconosco@cati.sp.gov.br ou roberta.lage@cati.sp.gov.br