Embrapa

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

A REGIÃO CAMPINAS recebeu investimentos para construção de três Unidades da EMBRAPA: a EMBRAPA INFORMÁTICA AGROPECUÁRIA fundada em 1985 e localizada no Campus da UNICAMP, que desenvolve projetos em TI aplicada ao agronegócio nas áreas de engenharia de sistemas de software, computação científica, TIC, bioinformática e agroclimatologia; a EMBRAPA , que utiliza a inteligência, a gestão e o monitoramento territorial para atender a demandas do poder público, do agronegócio e da agricultura familiar; e a EMBRAPA MEIO AMBIENTE fundada em 1982 e localizada em Jaguariúna, que executa serviços de gestão da agricultura, em nível estratégico, através do desenvolvimento tecnológico.

Missão

Viabilizar soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a sustentabilidade da agricultura, em benefício da sociedade brasileira.

Unidades Embrapa na Região Campinas

Embrapa Informática Agropecuária

Desenvolve projetos em tecnologia de informação aplicada ao agronegócio e atua nas áreas de engenharia de sistemas de software, computação científica, tecnologia de comunicação, bioinformática e agroclimatologia.

Embrapa Territorial

Focada em pesquisas e inovações geoespaciais para a agricultura. Destaca-se como importante polo de pesquisa e desenvolvimento tecnológico do país, tendo em vista que grandes avanços ocorrem na agricultura com o uso de geoinformação e geotecnologias.

Embrapa Meio Ambiente

Atua em pesquisa, desenvolvimento e inovação na interface agricultura e meio ambiente, conciliando as demandas dos sistemas produtivos com as necessidades de conservação de recursos naturais e preservação ambiental, com foco na sustentabilidade.

49

Pesquisadores

48

Patentes Requeridas

10

Publicações em Periódicos

EMBRAPA INFORMÁTICA AGROPECUÁRIA

Seu foco é atuar nas áreas de agroinformática e bioinformática para prover soluções para a agricultura aplicando métodos, técnicas e ferramentas computacionais envolvendo equipes multidisciplinares. Criada em 1985, situa-se no campus da UNICAMP, ocupando uma área de 4.300 metros quadrados, destinada às atividades de pesquisa, desenvolvimento, laboratórios e treinamentos. Destaca-se pela criação de produtos e serviços de TI, com uso de padrões abertos, sistemas para a Web e desenvolvimento de software livre. Suas pesquisas abrangem, entre outros aspectos, a oferta de ferramentas e serviços em bioinformática estrutural,  monitoramento agrometeorológico, organização e estruturação da informação e modelagem matemática e simulação.

51

Pesquisadores

17

Softwares Registrados

Linhas de Atuação

BIOINFORMÁTICA E BIOLOGIA COMPUTACIONAL

Desenvolvimento, adaptação e utilização de ferramentas de bioinformática para obtenção de ativos biológicos que atendam às necessidades dos sistemas de produção e de segurança alimentar e nutricional. Desenvolvimento e aplicação de estratégias baseadas em informações moleculares para diagnóstico e controle de pragas e doenças. Implementação e operação contínua de um pipeline de descoberta de sequências gênicas e regulatórias e de geração e identificação de organismos mais resilientes e produtivos em condições ambientais adversas.

COMPUTAÇÃO CIENTÍFICA E AUTOMAÇÃO

Modelagem matemática e simulação computacional para estudos prospectivos e avaliação de riscos e impactos em sistemas agroambientais. Sistemas inteligentes com ênfase em reconhecimento de padrões, aprendizado de máquina e visão computacional para automação e suporte à tomada de decisão na agricultura.

MODELAGEM AGROAMBIENTAL E GEOTECNOLOGIAS

Análise de cenários para a avaliação de impactos de mudança e variabilidade climática e apoio à definição de estratégias de adaptação e mitigação. Mapeamento, monitoramento, tecnologias e serviços geoespaciais para suporte à tomada de decisão e definição de políticas públicas em sistemas agroambientais.

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Soluções para interoperabilidade, captura, organização, armazenamento, processamento, análise, visualização e disponibilização de dados e informações de interesse da agricultura. Internet das coisas e informação de tudo aplicadas à agricultura. Desenvolvimento de tecnologias digitais aplicadas à educação não-formal e à educação a distância, conduzidas pela extensão rural, assistência técnica e transferência de tecnologia.

Última formação dos profissionais da EMBRAPA INFORMÁTICA

 

Os pesquisadores e analistas integram 42 grupos de pesquisas formais, ligados a Universidades ou Institutos de Pesquisa. Entre os anos de 2012 e 2016 a Embrapa investiu mais de 9 milhões de reais em pesquisas realizadas pelo centro de Informática Agropecuária.

EMBRAPA TERRITORIAL

É uma unidade temática da Embrapa que atua na viabilização de soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação em inteligência, gestão e monitoramento territorial para a sustentabilidade e a competitividade da agricultura brasileira.

5

Laboratórios

30480

Fotografias aéreas

Pesquisa e Desenvolvimento

INTELIGÊNCIA TERRITORIAL ESTRATÉGICA

Tipifica, caracteriza e gera análises de diferentes aspectos do mundo rural, com abordagem do território.

GESTÃO TERRITORIAL ESTRATÉGICA

A partir dos cenários revelados pela Inteligência Territorial, propõe medidas para solucionar problemas ou melhorar as condições de produção, socioeconômicas e ambientais.

MONITORAMENTO TERRITORIAL ESTRATÉGICO

Acompanha a dinâmica da agropecuária brasileira, fornece sistematicamente informações das condições de produção e avalia o impacto de ações implementas pelo poder público ou pelo setor privado.

Recursos

A Embrapa Territorial conta com uma equipe multidisciplinar: agrônomos, biólogos, cientistas da computação, ecólogos, economistas, engenheiros florestais, geógrafos e geólogos. Ao corpo técnico, soma-se a infraestrutura capaz de processar e armazenar dados com total segurança. O centro de pesquisa também desenvolve plataformas customizadas para cruzamento e visualização de informações em diferentes formatos. Nos casos de interesse público, pode-se disponibilizá-las on-line. A Unidade trabalha principalmente sob demanda e em interação constante com os parceiros, o setor produtivo e o poder público. A competitividade dos produtos agropecuários brasileiros e a melhoria das condições de vida e trabalho de quem vive do campo estão sempre no horizonte das ações.

EMBRAPA MEIO AMBIENTE

A Embrapa Meio Ambiente, localizada em Jaguariúna, é referência em gestão ambiental territorial: atua com as comunidades rurais e com os principais atores da cadeia produtiva. Realiza pesquisas para reabilitação de áreas degradadas, uso sustentável dos recursos hídricos, controle biológico de pragas e doenças, e mudanças climáticas e mercado de carbono. Desenvolve estudos em biossegurança ambiental, biodegradação de agrotóxicos, qualidade de água e novas ruralidades.

9800

Área Total

17

Unidades de apoio

45

Hectares de campos experimentais

A Embrapa Meio Ambiente atua em pesquisa, desenvolvimento e inovação na interface agricultura (atividades agrícolas, pecuárias, florestais e agroindustriais) e meio ambiente. Seu objetivo é promover a sustentabilidade da agricultura brasileira, considerando aspectos ambientais, sociais e econômicos.

Áreas e Linhas de Atuação

Avaliação de Impactos e Gestão Ambiental da Agricultura

Qualidade Agroambiental e Sistemas Produtivos Sustentáveis

Mudanças Climáticas Globais e Agricultura

Bioprospecção e Biotecnologia Ambiental

Os principais grupos de pesquisa atuam na avaliação de impacto e ecotoxicologia, manejo de solo e planta, recuperação de áreas degradadas, agroecologia, mudanças climáticas, microbiologia ambiental e fitopatologia, entomologia, métodos quantitativos, água, aquicultura, solo e paisagem, resíduos e espacialização.

EMBRAPA INFORMÁTICA AGROPECUÁRIA

Av. André Tosello, 209
Campus da Unicamp, Barão Geraldo – Campinas – SP
Caixa Postal: 6041
CEP 13.083-886

Secretaria de Negócios (SNE). Núcleo de Inovação Tecnológica – NIT da Embrapa
Fone: (61) 3448-4545
Fax: (61) 3447-4158
E-mail: chefia.sne@embrapa.br

EMBRAPA TERRITORIAL

Av. Soldado Passarinho, 303
Fazenda Jardim Chapadão – Campinas – SP
CEP 13.070-115
Fone: (19) 3211-6200
Fax: (19) 3211-6222

EMBRAPA MEIO AMBIENTE

Rodovia SP340 – KM 127,5 – S/N
Tanquinho Velho C.P 69 – Jaguariúna – SP
CEP 13.820-000
Fone: (19) 3311-2700
E-mail: cnpma.secchefia@embrapa.br