Instituto Biológico

O Instituto Biológico (IB) planeja e executa suas atividades para o atendimento das diferentes cadeias produtivas do agronegócio. Em seus 93 anos de existência, o Instituto de pesquisa ligado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) e à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, gera conhecimento por meio de pesquisas e prestação de serviços à sociedade. Muitos de seus projetos são desenvolvidos em parceria com entidades nacionais e internacionais. Sediado na capital paulista, o Instituto mantém em Campinas o seu Centro Avançado de Pesquisa em Proteção de Plantas e Saúde Animal.

Missão

Desenvolver e transferir conhecimento científico e tecnológico para o negócio agrícola nas áreas de sanidade animal e vegetal, suas relações com o meio ambiente, visando a melhoria da qualidade de vida da população.

Com atuação no combate a zoonoses e às doenças e pragas de vegetais e animais, o IB trabalha na busca de alternativas ao controle químico, como o controle biológico e a agricultura orgânica, na análise de resíduos de defensivos agrícolas em frutas, verduras, leite e no meio ambiente. A segurança alimentar tem espaço em muitas de suas pesquisas. Destaca-se também sua atuação constante na área de pragas urbanas. Em seus laboratórios com equipamentos de ponta, o IB desenvolve projetos de pesquisa, gerando o conhecimento que propicia soluções em benefício das principais cadeias produtivas do agro.

Indicadores do IB

166

Colaboradores

380

Projetos

R$ 53 mi
Aplicados em P&D (últimos 5 anos)

Programas do Instituto Biológico

O IB participa do Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros (PNCRH) e Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA), Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PNCEBT), Programa Nacional de Sanidade dos Equídeos (PNSE), Programa Nacional de Sanidade de Caprinos e Ovinos (PNSCO) e Programa Nacional de Sanidade dos Suídeos (PNSS). Também participa de campanhas sanitárias contra o cancro cítrico e a clorose variegada dos citros.

Conheça mais

Com uma equipe multidisciplinar de excelência, o IB possui diversos laboratórios acreditados pela norma internacional CGcre/Inmetro e credenciados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Esses laboratórios realizam ensaios oficiais e fazem parte da Rede de Laboratórios Nacionais Agropecuários do MAPA.

Os seguintes laboratórios do Instituto são acreditados: saúde animal – Doenças Bacterianas da Reprodução/Laboratório de Brucelose, Bacteriologia Geral, Doenças de Suínos “Washington Sugay”, Parasitologia Animal, Raiva e Encefalites, Viroses de Bovídeos, Centro Avançado de Pesquisa Avícola e Laboratório Especializado em Sanidade Avícola. Saúde vegetal – Laboratório de Diagnóstico Fitopatológico e Laboratório de Entomologia Geral. Proteção ambiental – Laboratório de Resíduos e Pesticidas. Diante da forte vocação desses laboratórios em diagnóstico e atuação em políticas públicas, eles possuem habilitação fornecida pelo MAPA para participarem dos Programas de Saúde Animal, entre eles: Controle de Raiva dos Herbívoro.

O instituto de pesquisa paulista colabora com o Programa Nacional de Combate à Febre Aftosa há mais de 30 anos, realizando diagnóstico diferencial de doenças vesiculares em apoio às ações de vigilância passiva e ativa de febre aftosa.

Produz imunobiológicos e estabelece a constância na orientação técnica aos produtores e criadores. O conteúdo de suas pesquisas, prestação de serviços e novas tecnologias é publicado em suas revistas ou em outros órgãos de divulgação, tanto no Brasil como no exterior. Toda essa atividade científica é dividida entre pesquisadores e servidores de apoio que atuam no complexo de laboratórios em São Paulo, Campinas, Descalvado, Bastos, Votuporanga, Sorocaba, Araçatuba, Ribeirão Preto e Pindamonhangaba

Objetivos

Área de Sanidade Vegetal

Estudos sobre etiologia, taxonomia, epidemiologia, patologia, diagnóstico, tratamento, prevenção e controle de pragas e doenças em culturas de café, cana de açúcar, florestas e pastagens, fruticultura, horticultura, plantas ornamentais, raízes e tubérculos e sementes.

Área de Sanidade Animal

Estudos sobre etiologia, taxonomia, epidemiologia, patologia, farmacologia, diagnóstico, tratamento, prevenção e controle de doenças infecciosas e parasitárias em aves, bovinos e bubalinos, equinos, ovinos e caprinos, rãs e suínos.

Área de Proteção Ambiental

Monitoramento de resíduos de agrotóxicos em produtos de origem animal e vegetal; estudos sobre contaminação do solo e da água.

Estrutura do IB

  • 5 Centros de Pesquisa
  • Centro de Programação de Pesquisa
  • 4 Unidades Laboratoriais de Referência
  • 5 Laboratórios Especializados (Sanidade Avícola, Sanidade Apícola, Estudo de Vetores, Parasitologia Vegetal e Parasitologia Animal)
  • 2 Laboratórios Regionais (Sorocaba e Araçatuba)
  • Núcleo de Inovação Tecnológica NIT
  • Programa de Pós-graduação em Sanidade, Segurança Alimentar e Ambiental no Agronegócio.

Unidades de pesquisa e serviços

animal-paw-print

Centro de Pesquisa de Sanidade Animal

leaf

Centro de Pesquisa de Sanidade Vegetal

plant-on-a-hand

Centro de Pesquisa de Proteção Ambiental

health-care

Centro Avançado de Pesquisa em Proteção de Plantas e Saúde Animal

chicken-looking-right

Centro Avançado de Pesquisa Avícola

IB EM NÚMEROS

260100

análises laboratoriais realizadas em 2021

164

servidores, sendo 83 pesquisadores científicos

113

projetos de pesquisa em andamento

R$ 90 mi
Investidos nos últimos cinco anos

Pós-graduação

A Pós-Graduação em Sanidade, Segurança Alimentar e Ambiental no Agronegócio, tem por finalidade a capacitação de profissionais com perfil multidisciplinar e qualificados para a pesquisa e à docência nas diferentes áreas das ciências e nas atividades de investigação científica, desenvolvimento e transferência de tecnologia aplicável ao agronegócio. O programa oferece curso de Mestrado e Doutorado.

O principal objetivo do curso é consolidar-se como centro gerador de pesquisa e de conhecimento interdisciplinar, transversal e contextual, direcionado à capacitação nas áreas de sanidade vegetal, sanidade animal e suas inter-relações com o ambiente e, portanto, direcionado aos profissionais das áreas da Biologia, Medicina Veterinária, Engenharia Agronômica, Química, Farmácia-Bioquímica, Biomedicina e afins. O Instituto já formou 202 mestres e 15 doutores.

Entre em contato

Centro Avançado de Pesquisa em Proteção de Plantas e Saúde Animal 

Alameda dos Vidoeiros, nº 1097 

Gramado – CEP 13101-680 

Campinas/SP

Tel (19) 3251-1491 

Fax (19) 3251-8705

capsa@biologico.sp.gov.br