Instituto Biológico

O Instituto Biológico planeja e executa suas atividades para o atendimento das diferentes cadeias produtivas do agronegócio. Em seus 90 anos de existência, gera conhecimento por meio de pesquisas e prestação de serviços à sociedade. Muitos de seus projetos são desenvolvidos em parceria com entidades nacionais e internacionais.

Missão

Desenvolver e transferir conhecimento científico e tecnológico para o negócio agrícola nas áreas de sanidade animal e vegetal, suas relações com o meio ambiente, visando a melhoria da qualidade de vida da população.

O Instituto atua no combate a zoonoses e às doenças e pragas de vegetais e animais; na busca de alternativas ao controle químico, como o controle biológico e a agricultura orgânica; na análise de resíduos de agrotóxicos em frutas, verduras, leite e no meio ambiente. A segurança alimentar tem espaço em muitas de suas pesquisas. Destaca-se também sua atuação constante na área de pragas urbanas. Em seus laboratórios com equipamentos de ponta, o IB desenvolve muitos projetos de pesquisa, gerando o conhecimento que propicia soluções em benefício das principais cadeias produtivas.

166

Colaboradores

380

Projetos

R$ 53.358.527,11
Aplicados em P&D (últimos 5 anos)

O Instituto Biológico participa de campanhas sanitárias contra febre aftosa, raiva, tuberculose, brucelose, cancro cítrico e clorose variegada do citros. Produz imunobiológicos e estabelece a constância na orientação técnica aos produtores e criadores. O conteúdo de suas pesquisas, prestação de serviços e novas tecnologias é publicado em suas revistas ou em outros órgãos de divulgação, tanto no Brasil como no exterior. Toda essa atividade científica é dividida entre pesquisadores e funcionários de apoio que atuam no complexo de laboratórios em São Paulo, Campinas, Descalvado, Bastos, Votuporanga, Sorocaba, Araçatuba, Ribeirão Preto e Pindamonhangaba

Objetivos

Área de Sanidade Vegetal

Estudos sobre etiologia, taxonomia, epidemiologia, patologia, diagnóstico, tratamento, prevenção e controle de pragas e doenças em culturas de café, cana de açúcar, florestas e pastagens, fruticultura, horticultura, plantas ornamentais, raízes e tubérculos e sementes.

Área de Sanidade Animal

Estudos sobre etiologia, taxonomia, epidemiologia, patologia, farmacologia, diagnóstico, tratamento, prevenção e controle de doenças infecciosas e parasitárias em aves, bovinos e bubalinos, equinos, ovinos e caprinos, rãs e suínos.

Área de Proteção Ambiental

Monitoramento de resíduos de agrotóxicos em produtos de origem animal e vegetal; estudos sobre contaminação do solo e da água.

Principais Centros de Pesquisa

animal-paw-print

Centro de Pesquisa de Sanidade Animal

leaf

Centro de Pesquisa de Sanidade Vegetal

plant-on-a-hand

Centro de Pesquisa de Proteção Ambiental

health-care

Centro Avançado de Pesquisa em Proteção de Plantas e Saúde Animal

chicken-looking-right

Centro Avançado de Pesquisa Avícola

Centro Experimental Central

Alameda dos Vidoeiros, 1097
Gramado – Campinas – SP
CEP 13.101-680
Telefone: (19) 3251-1491
E-mail: ceib@biologico.sp.gov.br