Instituto de Zootecnia

O Instituto de Zootecnia (IZ), com sede em Nova Odessa (SP), é vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) e à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, compreendendo os Centros de Pesquisa de Bovinos de Leite, de Nutrição Animal e Pastagens, de Genética e Reprodução Animal e de Zootecnia Diversificada (ovinos, bubalinos, suínos, aves e ovos). Em Sertãozinho está o Centro Avançado de Pesquisa de Bovinos de Corte, e as Unidades de Pesquisa e Desenvolvimento, nos municípios de Registro (bubalinos), Tanquinho (suínos), Ribeirão Preto (Sistemas Integrados e Bovinos de leite) e São José do Rio Preto (Bovinos de Corte).

Missão

Desenvolver e transferir tecnologia e insumos para a sustentabilidade dos sistemas de produção animal. 

Por intermédio da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), atua em diversos polos regionais de desenvolvimento nas diferentes regiões do estado. Seus projetos atendem aos programas governamentais, visando ao desenvolvimento do agronegócio paulista e brasileiro.

Os projetos estão estabelecidos em três áreas estratégicas de pesquisa – Produção Sustentável de Carne; Produção Sustentável de Leite; e Sistemas Integrados de Produção Agropecuária, que visam criar novos conhecimentos, aumentar a cooperação científica e tecnológica em pesquisa com outras instituições de referência e aumentar qualitativa e quantitativamente a capacidade institucional para inovação.

Com a utilização das técnicas de manejo, amplamente estudadas pelo IZ, consegue-se minimizar os efeitos prejudiciais ao meio ambiente e aumentar a eficiência do sistema, como suplementação alimentar e aditivos, aplicação dos conceitos de bem-estar, confinamento estratégico, aumento da eficiência alimentar (CAR), reprodutiva e sanitária, melhoramento genético animal, introdução de leguminosas e utilização de sistemas integrados de produção agropecuária

O IZ realiza pesquisas em melhoramento genético de forrageiras, forragicultura e pastagens, produção animal a pasto, reprodução, etologia, ambiência e manejo, produção e qualidade de carne e leite, além de atividades silvipastoris. Com mais de um século de trabalho pela pecuária, visa elevar a produtividade, a eficiência e o bem-estar animal. A Instituição destaca-se pela geração de uma série de benefícios ao meio científico, ao meio técnico e aos pecuaristas – pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e serviços à disposição do agronegócio paulista.

Transferência tecnológica

Destacam-se projetos conjuntos com empresas de inseminação artificial, de produção de sementes, de medicamentos veterinários, de produção de insumos, qualidade da carne, leite e ovos, assessoria a pequenos produtores rurais, cursos práticos e dias de campo.

Além da comercialização de sêmen e embriões de animais do Programa de Melhoramento Genético do IZ, ainda são disponibilizados reprodutores e matrizes para diversos criadores em todas as regiões brasileiras.  Mantém o programa de melhoramento genético de animais da raça Nelore; seleção para consumo Alimentar Residual (CAR) de bovinos da raça Nelore; e o sistema de alimentação automática [Growsafe].

Áreas e Linhas de Atuação

Programa de Produção Animal em Sistemas de Integração

Leite Mais

Melhoramento Genético de Ovinos

Programa de Seleção para Peso ao Sobreano

Unidades de Pesquisa e Serviços

  • Centro Avançado de Pesquisa de Bovinos de Corte
  • Centro de Pesquisa de Bovinos de Leite
  • Centro de Pesquisa de Genética e Reprodução Animal
  • Centro de Pesquisa de Nutrição Animal e Pastagens
  • Centro de Pesquisa de Zootecnia Diversificada
  • Centro Experimental Central

Estrutura

  • 5 Centros de Pesquisa
  • Centro de Programação de Pesquisa
  • 6 Unidades Laboratoriais de Referência

IZ em números

144

servidores, sendo 43 pesquisadores científicos

84

projetos de pesquisa em andamento

R$ 40,1 mi
investidos nos últimos cinco anos

Pós-graduação

O Programa de Pós-Graduação em Produção Animal Sustentável do IZ oferece curso de Mestrado em três linhas de pesquisa:

· Recursos Genéticos, Melhoramento e Reprodução Animal

· Intensificação e Sustentabilidade de Sistemas de Produção

· Segurança Alimentar, Ambiência e Bem-Estar Animal

 O curso é direcionado para profissionais das áreas de zootecnia, medicina veterinária, agronomia, biologia, bioquímica e outras afins, para proporcionar conhecimentos com vistas à produtividade animal, à qualidade do produto e aos impactos ambientais dessas atividades.

O Instituto já formou 169 mestres.

Entre em contato

Rua Dr. Heitor Penteado, 56, Centro

Nova Odessa – SP

CEP: 13.380-011

Telefone: (19) 3476-0934

E-mail:

iz.comunicacao@sp.gov.br

iz.nit@sp.gov.br