Universidade Estadual de Campinas

A Unicamp foi oficialmente fundada em 1966, dia do lançamento de sua pedra fundamental. A tradição da Unicamp na pesquisa científica e no desenvolvimento de tecnologias deu-lhe a condição de Universidade brasileira que mantém maiores vínculos com os setores de produção de bens e serviços. Compreende um vasto complexo de saúde, além de 23 núcleos e centros interdisciplinares, 2 colégios técnicos e uma série de unidades de apoio num universo onde convivem cerca de 50 mil pessoas.

A Universidade mantém centenas de contratos para repasse de tecnologia ou prestação de serviços tecnológicos à indústria. Além disso, a Unicamp se caracteriza por manter fortes ligações com a sociedade através de suas atividades de extensão e, em particular, de sua vasta área de saúde. Quatro grandes unidades hospitalares, situadas em seu campus de Campinas e fora dele, fazem da Unicamp o maior centro de atendimento médico e hospitalar do interior do Estado de São Paulo, cobrindo uma população de cinco milhões de pessoas numa região de quase uma centena de municípios. Atividades artísticas, culturais e esportivas abertas ao público também têm contribuído para intensificar a conexão entre a universidade e seu entorno.

Área Construída

6

Campi

24

Unidades

4

Hospitais

2

Colégios

Ensino

Em cinco décadas, a Universidade formou mais de 65 mil profissionais em seus 66 cursos de graduação, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do país. A média anual de teses e dissertações defendidas nos seus 153 programas de pós-graduação é de 2,1 mil e 99% de seus professores possuem título de doutor. Também mantém a liderança entre as universidades brasileiras no que diz respeito a patentes, fomento ao empreendedorismo e ao número de artigos per capita publicados anualmente em revistas indexadas na base de dados ISI/WoS. Todos os anos, cerca de 800 doutores são formados, uma marca capaz de despertar admiração até mesmo em líderes de algumas universidades americanas e européias.

2623

Graduados

1474

Mestres

1017

Doutores

2019

Docentes

PRODUÇÃO CIENTÍFICA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

Fonte: Anuário Estatístico 2017. PRPG/UNICAMP

Inovação

O papel da Unicamp como instituição geradora de conhecimento científico e formadora de pessoal qualificado contribui na atração de um importante parque empresarial para seu entorno. Muitas dessas empresas (mais de uma centena somente na Região Campinas) foram originadas pela capacidade empreendedora de seus ex-alunos e professores.

A Agência de Inovação da Unicamp foi criada em 2003, com o objetivo de estabelecer uma rede de relacionamentos da Unicamp com a sociedade, incrementando, assim, as atividades de pesquisa, ensino e avanço do conhecimento. A sua missão é “Identificar oportunidades e promover atividades de estímulo à inovação e ao empreendedorismo, ampliando o impacto do ensino, da pesquisa e da extensão em favor do desenvolvimento socioeconômico sustentado.”

1087

Patentes Vigentes

131

Contratos de licenciamento vigentes

67

Pedidos de patente depositados

1038

Empresas-filhas cadastradas

O Parque da Unicamp

O projeto do Parque começou em 2008 e, desde então, vem evoluindo e se consolidando como um ecossistema especializado na transferência do conhecimento e da inovação. Localizado no campus da Unicamp, os ambientes do Parque permitem que alunos e pesquisadores trabalhem em conjunto com empresas incubadas, startups e laboratórios de P&D, e gerem conhecimento aplicado a práticas emergentes de tecnologia em diversos segmentos e indústrias. Essa grande rede de talentos funciona como catalisadora de novas ideias e negócios, criando um importante elo entre o ambiente acadêmico e o mercado, além de facilitar a colaboração com a Unicamp.

Ecossistema do Parque

35

Empresas Instaladas

54

Empresas Graduadas Unidades

532

Postos de Trabalho

55

Spin-Offs da Unicamp

Empreendedorismo de Base Tecnológica

Criada em 2001 e incorporada à Agência de Inovação em 2003, a INCAMP é um ambiente que estimula a criação e protege o desenvolvimento de novas empresas de base tecnológica por meio da oferta de infraestrutura, de capacitação tecnológica e gerencial para novos empreendedores. Como a INCAMP está localizada dentro da UNICAMP, as empresas incubadas se beneficiam da proximidade dos laboratórios e dos recursos humanos da Universidade.

Cidade Universitária “Zeferino Vaz” – Campinas – SP
CEP 13.083-970
Fone: (19) 3521-2121
E-mail: portal@unicamp.br