CIESP – Campinas

Centro das Indústrias do Estado de São Paulo - Campinas

O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo, CIESP, entidade de caráter civil e privado, reúne e dá suporte ao empresariado da REGIÃO CAMPINAS. Está presente em todas as regiões, abrigando micro, pequenas, médias e grandes indústrias, de diversas cidades. Associadas ao CIESP, as empresas podem utilizar todos os serviços da entidade, como emissão de certificado de origem para exportação, cursos, palestras, participação em grupos de trabalho e assessorias jurídica, técnica e econômica.

A Sociedade Civil de Direito Privado que tem hoje 42 unidades (25 delas com sedes próprias), distribuídas em 35 Diretorias Regionais, duas Municipais e quatro Diretorias Distritais na Capital (zonas Norte, Sul, Leste e Oeste). Essa distribuição reflete as mudanças no perfil industrial paulista, que tem hoje no interior um polo consolidado e emergente. O desenvolvimento crescente do Interior paulista tem atraído empresas de todos os portes, consolidando o processo de interiorização que vem ocorrendo nos últimos anos.

Indicadores – CIESP Campinas

10000

Associadas Brasil

560

Associadas na Região Campinas

No CIESP-CAMPINAS, estão representados os seguintes segmentos: Metalúrgico; Farmacêutico; Alimento; Têxtil; Mecânico; Madeireiro; Bebida; Gráfico; Construção; Calçado; Autopeça e Transporte; Elétrico, Eletrônico e de Comunicação; Borracha; Mobiliário; Papel e Papelão; Químico e Petroquímico; Vestuário; Produção de Materiais Plásticos; Produção de Minerais não Metálicos; Piscicultura; Comércio Atacadista e Varejista; Entidades de Classe; Prestadores de Serviços ligados à Indústria e Diversos.

Serviços

A Diretoria Regional de Campinas mantém em sua sede um grupo de profissionais qualificados que colocam à disposição dos associados diversos serviços prestados de forma direta, tais como:
Assistência em Comércio Exterior

Grupos de Trabalho de Meio Ambiente

JUCESP e Emissão de Certificado Digital

Direito Trabalhista

Informativos periódicos: Revista Hoje, Newsletter Ciesp Digital e Comunicados Exclusivos

Cursos, palestras e seminários

Cadastro de Empresas de Campinas e Região

Linhas de Financiamento Especiais para Indústria

Emissão de Certificado de Origem: Comum, Aladi, Mercosul, Chile, Bolívia, Argentina, entre outros

Proteção ao Patrimônio Industrial

Direito Tributário

Desenvolvimento Humano Organizacional, Responsabilidade Social e Gestão de Negócios

Divulgação de pesquisas mensais; entre elas: Sondagem Industrial, Mão-de-Obra e Exportação

Salas de reunião e auditórios disponíveis para locação

Aplicativo Inteligência de Mercado para a Indústria

Departamentos

SEGURANÇA

Criado pela capacidade da atual conjuntura, criminal, econômica e social, situação na qual a área vem se destacando, por conta das Indústrias e Empresas possuírem uma segurança capaz de atender aos riscos a qual elas estão inseridas. O CIESP-Campinas, representante de uma das mais significativas regiões do Estado de São Paulo, inseriu este Departamento em 2017, por entender que se trata de mais uma demanda das empresas A missão do Departamento é representar, para todos os profissionais da área, desde o empresário, o gestor de Segurança da Industria, um canal de comunicação, expressão e desenvolvimento técnico, levando o tema Segurança a um papel de destaque dentro da organização, uma vez que o cenário atual de nosso País e do Mundo requer esta evolução.

INOVAÇÃO E TECNOLOGIA

Um sistema de inovação é composto pelo conjunto de instituições relacionadas a esse processo, que interagem entre si, garantindo que os fluxos de conhecimento circulem entre as fontes de conhecimento e os seus transformadores em bens e serviços. Incentivar e promover a inovação e o desenvolvimento tecnológico nas empresas é a meta do DITEC. Para atingi-la, o DITEC visa a atuar como elo entre o setor produtivo e os geradores de conhecimento e provedores de tecnologia; difundir a cultura da inovação e incentivar o aumento da capacitação tecnológica das empresas da região; conscientizar os associados sobre a importância de promover a inovação como meio de garantir a competitividade, o desenvolvimento e a rentabilidade de suas empresas.

SUSTENTABILIDADE

Prospectar, analisar, discutir e disseminar as boas práticas de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, promovendo a valorização das empresas por meio da minimização de seus riscos de relacionamento com os públicos com os quais as empresas se relacionam – “stakeholders”. DHO (RH): O Departamento de Desenvolvimento Humano Organizacional (DHO) tem a missão de ouvir as empresas associadas ao Ciesp-Campinas e elaborar, a partir disso, recomendações aos empresários e à área de RH das empresas. Projetos em prol dos associados também são criados; visando promover ações que resultem no crescimento do negócio e aumento do lucro das empresas.

JURÍDICO

O Departamento Jurídico, por meio de suas Divisões de Estudos, integra advogados de empresas associadas e de escritórios de advocacia, para troca de conhecimentos e experiências úteis aos interesses recíprocos. Conta com uma estrutura para melhor atender ao Associado Ciesp, sob a forma de consultas, informativos, palestras, biblioteca jurídica, entre outras. NJE Campinas: O Núcleo de Jovens Empreendedores tem como principal objetivo projetar novas lideranças empresariais regionais, com alto espírito empreendedor e associativo. Promove reuniões mensais realizadas, sempre às segundas-feiras, para discutir as ações e atividades realizadas e/ou em andamento. Oferece apresentações e palestras para apoio à formação profissional e pessoal dos participantes e promove a interação com os diversos departamentos da Casa da Indústria, visando identificar oportunidades para geração de negócios.

MEIO AMBIENTE

Assim como a preocupação com a qualidade e a produtividade, a busca do compromisso ambiental no setor produtivo e de serviços não é simplesmente mais uma opção: é um requisito na conquista e manutenção de mercados. Em um centro com uma indústria tão rica e diversificada como é a da REGIÃO CAMPINAS, a criação do Departamento de Meio Ambiente (DMA) reflete a necessidade e a importância de se contar com este serviço aos associados e à comunidade. Com o objetivo maior de conferir à excelência ambiental no setor produtivo, em seu mais real significado, um fator diferencial de competitividade, o DMA mantém e desenvolve seus trabalhos através da Divisão de Estudos Ambientais.

COMÉRCIO EXTERIOR

A Missão do Departamento é fomentar o Comércio Exterior Regional, propiciando aos empresários caminhos para viabilizar o Comércio Internacional, visando o crescimento e desenvolvimento da indústria, a fim de melhorar os processos e a competitividade no mercado interno e externo. Divisões do Departamento: Divisão de Operações com Comércio Exterior; Divisão de Relações Internacionais e Promoção Comercial; Divisão de Logística.

NEGÓCIOS

O Departamento foi criado para assessorar os associados no apoio, desenvolvimento e divulgação do perfil empresarial, bem como para reunir as empresas associadas e incentivá-las a aprimorar e gerar novos negócios.

Entre em contato

R. Padre Camargo Lacerda, 37
Jd. Chapadão – Campinas – SP
CEP 13.070-277
Fone: (19) 3743-2200