Embrapa

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

A REGIÃO CAMPINAS recebeu investimentos para construção de três Unidades da Embrapa: a Embrapa Informática Agropecuária, fundada em 1985 e localizada no Campus da Unicamp, desenvolve pesquisas e inovações com foco em soluções de tecnologia da informação e comunicação (TIC) para atender às demandas do setor agropecuário, apoiar políticas públicas e contribuir com o ecossistema de agricultura digital, abrangendo toda a cadeia produtiva; a Embrapa Meio Ambiente fundada em 1982 e localizada em Jaguariúna, atua em todo o Brasil e é reconhecida como referência nacional e internacional. A sua atuação em pesquisa, desenvolvimento e inovação está voltada para a interface agricultura (atividades agrícolas, pecuárias, florestais e agroindustriais) e meio ambiente. A Embrapa Territorial, criada em 1989, então como Embrapa Monitoramento por Satélite, em Campinas, é uma unidade temática da Embrapa que atua na viabilização de soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação em inteligência, gestão e monitoramento territorial para a sustentabilidade e a competitividade da agricultura brasileira.

Unidades Embrapa na Região Campinas

Embrapa Informática Agropecuária

Atua de forma multidisciplinar em pesquisa, desenvolvimento e inovação em tecnologia da informação e comunicação (TIC) aplicada à agricultura, com soluções nas áreas de engenharia de sistemas de software, computação científica, automação, bioinformática, modelagem agroambiental, geotecnologias e agroclimatologia.

Embrapa Meio Ambiente

A Unidade concilia as demandas dos sistemas produtivos com as necessidades de conservação de recursos naturais e preservação ambiental. Assim, buscando a sustentabilidade da agricultura, em benefício da sociedade.

Embrapa Territorial

Focada em pesquisas e inovações geoespaciais para a agricultura. Destaca-se como importante polo de pesquisa e desenvolvimento tecnológico do país, tendo em vista que grandes avanços ocorrem na agricultura com o uso de geoinformação e geotecnologias.

EMBRAPA INFORMÁTICA AGROPECUÁRIA

A Embrapa Informática Agropecuária tem sua atuação focada no desenvolvimento de soluções de tecnologia da informação e comunicação (TIC) para atender demandas do setor agropecuário, apoiar políticas públicas e contribuir com o ecossistema de inovação aberta em agricultura digital, gerando software, sistemas e aplicativos móveis capazes de apoiar a tomada de decisões e a gestão da cadeia produtiva. A Unidade vem acompanhando as tendências para a transformação digital do campo, implementando projetos e ações de forma a incorporar novos conceitos ao contexto agropecuário e levar inovações ao meio rural.
Investe em parcerias técnicas com governos, instituições de pesquisa e ensino, empresas, startups e entidades de assistência técnica e extensão rural para impulsionar a inovação, o uso e o desenvolvimento de novas tecnologias, com foco na sustentabilidade do agronegócio, em todas as suas dimensões.
A Embrapa Informática Agropecuária também vem intensificando sua contribuição para o ecossistema de inovação aberta, promovendo e apoiando iniciativas para fomentar o mercado de tecnologias digitais para o campo e assumindo um papel importante de facilitadora no processo de desenvolvimento de soluções estratégicas para o setor agrícola, focadas na oferta de vantagens competitivas e na geração de valor.

51

Pesquisadores

17

Softwares Registrados

Linhas de Atuação

BIOINFORMÁTICA E BIOLOGIA COMPUTACIONAL

Desenvolvimento, adaptação e utilização de ferramentas de bioinformática para obtenção de ativos biológicos que atendam às necessidades dos sistemas de produção e de segurança alimentar e nutricional. Desenvolvimento e aplicação de estratégias baseadas em informações moleculares para diagnóstico e controle de pragas e doenças. Implementação e operação contínua de um pipeline de descoberta de sequências gênicas e regulatórias e de geração e identificação de organismos mais resilientes e produtivos em condições ambientais adversas.

COMPUTAÇÃO CIENTÍFICA E AUTOMAÇÃO

Modelagem matemática e simulação computacional para estudos prospectivos e avaliação de riscos e impactos em sistemas agroambientais. Sistemas inteligentes com ênfase em reconhecimento de padrões, aprendizado de máquina e visão computacional para automação e suporte à tomada de decisão na agricultura.

MODELAGEM AGROAMBIENTAL E GEOTECNOLOGIAS

Análise de cenários para a avaliação de impactos de mudança e variabilidade climática e apoio à definição de estratégias de adaptação e mitigação. Mapeamento, monitoramento, tecnologias e serviços geoespaciais para suporte à tomada de decisão e definição de políticas públicas em sistemas agroambientais.

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Soluções para interoperabilidade, captura, organização, armazenamento, processamento, análise, visualização e disponibilização de dados e informações de interesse da agricultura. Internet das coisas e informação de tudo aplicadas à agricultura. Desenvolvimento de tecnologias digitais aplicadas à educação não-formal e à educação a distância, conduzidas pela extensão rural, assistência técnica e transferência de tecnologia.

Última formação dos profissionais da EMBRAPA INFORMÁTICA

 

Os pesquisadores e analistas integram 42 grupos de pesquisas formais, ligados a Universidades ou Institutos de Pesquisa. Entre os anos de 2012 e 2016 a Embrapa investiu mais de 9 milhões de reais em pesquisas realizadas pelo centro de Informática Agropecuária.

EMBRAPA TERRITORIAL

Focada em pesquisas e inovações geoespaciais para a agricultura. Destaca-se como importante polo de pesquisa e desenvolvimento tecnológico do país, tendo em vista que grandes avanços ocorrem na agricultura com o uso de geoinformação e geotecnologias.

Acervo cartográfico com mais de 15 mil itens.

Pesquisa e Desenvolvimento

INTELIGÊNCIA TERRITORIAL ESTRATÉGICA

Compreende a complexidade e a dinâmica do espaço rural brasileiro, estruturando informações para atender a demandas a curto prazo.

GESTÃO TERRITORIAL ESTRATÉGICA

Concebe soluções e ferramentas para o desenvolvimento territorial sustentável das iniciativas públicas e privadas direcionadas à agropecuária brasileira.

MONITORAMENTO TERRITORIAL ESTRATÉGICO

Monitora os fatores de impacto sobre produção agropecuária para gerar indicadores que fomentem ações em prol da competitividade e da sustentabilidade.

Recursos

A Embrapa Territorial conta com uma equipe multidisciplinar: agrônomos, biólogos, cientistas da computação, ecólogos, economistas, engenheiros florestais, geógrafos e geólogos. Ao corpo técnico, soma-se laboratórios de Pesquisas e Inovações Geoespaciais, voltados para o processamento de dados espaciais para a inteligência, gestão e monitoramento da agricultura. O centro de pesquisa desenvolve e aplica métodos de inteligência, gestão e monitoramento sobre uso e ocupação das terras pela agropecuária. Ela gera e sintetiza informações numéricas e cartográficas para os setores público e privado. Tais dados permitem conhecer e melhorar cadeias produtivas e sua competitividade; logística e infraestruturas associadas à produção agropecuária; o papel dos produtores rurais na conservação ambiental e preservação da vegetação nativa; as propriedades rurais e uso das terras nos biomas brasileiros, em diversas escalas espaciais e temporais.

EMBRAPA MEIO AMBIENTE

A Embrapa Meio Ambiente, localizada em Jaguariúna, é referência em gestão ambiental territorial: atua com as comunidades rurais e com os principais atores da cadeia produtiva. Realiza pesquisas para reabilitação de áreas degradadas, uso sustentável dos recursos hídricos, controle biológico de pragas e doenças, e mudanças climáticas e mercado de carbono. Desenvolve estudos em biossegurança ambiental, biodegradação de agrotóxicos, qualidade de água e novas ruralidades.

130

Hectares de Área

7

laboratórios e 2 centrais analíticas

70

pesquisadores

A Embrapa Meio Ambiente atua em pesquisa, desenvolvimento e inovação na interface agricultura (atividades agrícolas, pecuárias, florestais e agroindustriais) e meio ambiente. Seu objetivo é promover a sustentabilidade da agricultura brasileira, considerando aspectos ambientais, sociais e econômicos.

Linhas de Atuação

  • Inventários e Monitoramento de GEE
  • Fatores de Emissão de GEE
  • Efeito das Mudanças Climáticas nos Sistemas Produtivos, Medidas de Adaptação e Mitigação
  • Cenários Climáticos e Estimativa de Riscos para a Agricultura
  • Modelos e Métodos para Estimativa de Emissões de GEE
  • Descoberta de Novos Agroquímicos e Fármacos
  • Biodegradação e Biorremediação
  • Conservação de Recursos Genéticos Microbianos
  • Bioindicadores e Biomarcadores
  • Indicadores de Sustentatibilidade
  • Contabilidade Ambiental e Avaliação de Ciclo de Vida
  • Modelagem e Simulação de Processos Agroambientais
  • Dinâmica Ambiental de Agroquímicos e Contaminantes
  • Percepção e Representação Sócio-econômico-ambiental
  • Zoneamento, Planejamento e Gestão do Uso da Terra
  • Valoração de Serviços Ambientais e Ecossistêmicos
  • Gestão e Educação Agroambiental
  • Avaliação Ecotoxicológica

Sub-áreas e linhas de pesquisa

Agroecologia e agricultura orgânica

  • Agricultura Familiar, Transição Agroecológica e Desenvolvimento Territorial Sustentável
  • Sistemas Agroflorestais, Agrosilvopastoris e Biodiversos
  • Boas práticas de manejo em sistemas de base ecológica
  • Desenvolvimento metodológico em pesquisa participativa
  • Processos e insumos para Agricultura Orgânica

Uso sustentável dos recursos naturais

  • Manejo de Recursos Hídricos
  • Manejo Conservacionista do Solo
  • Recuperação de Áreas Degradadas
  • Uso integrado de abelhas, insetos polinizadores e inimigos naturais na agricultura.

Uso racional de insumos, manejo de pragas e produção integrada

  • Aproveitamento de Resíduos
  • Manejo de Pragas, Doenças e Plantas Invasoras
  • Produção Integrada
  • Tecnologia de Aplicação de Agrotóxicos
  • Quarentena de Agentes de Controle Biológico e Afins
  • Controle Biológico

Sistemas integrados e boas práticas de produção

  • Boas Práticas de producão em agroenergia
  • Boas práticas em Aquicultura
  • Avaliação de sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF)

Alimentos Seguros

  • Metodologias para Análise de Resíduos e Contaminantes
  • Gestão da Qualidade e Segurança de Alimentos
  • Processos sustentáveis em pós-colheita
  • Bioconcentração de agroquímicos e contaminantes

Áreas e Linhas de Atuação

Avaliação de Impactos e Gestão Ambiental da Agricultura

Qualidade Agroambiental e Sistemas Produtivos Sustentáveis

MUDANÇAS CLIMÁTICAS GLOBAIS E AGRICULTURA

Bioprospecção e Biotecnologia Ambiental

Os principais grupos de pesquisa atuam na avaliação de impacto e ecotoxicologia, manejo de solo e planta, recuperação de áreas degradadas, agroecologia, mudanças climáticas, microbiologia ambiental e fitopatologia, entomologia, métodos quantitativos, água, aquicultura, solo e paisagem, resíduos e espacialização.

EMBRAPA INFORMÁTICA AGROPECUÁRIA

Av. André Tosello, 209
Campus da Unicamp, Barão Geraldo – Campinas – SP
Caixa Postal: 6041
CEP 13.083-886

Secretaria de Negócios (SNE). Núcleo de Inovação Tecnológica – NIT da Embrapa
Fone: (61) 3448-4545
Fax: (61) 3447-4158
E-mail: chefia.sne@embrapa.br

EMBRAPA TERRITORIAL

Av. Soldado Passarinho, 303
Fazenda Jardim Chapadão – Campinas – SP
CEP 13.070-115
Fone: (19) 3211-6200
Fax: (19) 3211-6222

EMBRAPA MEIO AMBIENTE

Rodovia SP340 – KM 127,5 – S/N
Tanquinho Velho C.P 69 – Jaguariúna – SP
CEP 13.820-000
Fone: (19) 3311-2700
E-mail: cnpma.secchefia@embrapa.br