Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo Campinas

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo Campinas tem como principal objetivo ser um facilitador entre o Poder Público municipal e o empreendedor, funcionando como a porta de entrada do empreendedor na Prefeitura e na cidade de Campinas.

Desenvolvimento Econômico

  • Atrair investimentos e fidelizar as empresas já estabelecidas. – Levantar indicadores socioeconômicos.
  • Promover projetos e ações de empreendedorismo e inovação.
  • Fornecer a capacitação e mentoria aos empresários em gestão e inovação em parceria com entidades públicas e privadas.
  • Gerir a incubação e aceleração de empresas de base tecnológica.
  • Planejar e executar projetos de cidades inteligentes.
  • Promover a desburocratização no município para viabilizar o estabelecimento de investimentos e o crescimento econômico.
  • Executar projetos sociais que visem à formação de empreendedores em segmentos de baixa renda.
  • Apoiar o empreendedor de empresas nascentes de tecnologia por meio da busca de investidores e fontes de financiamento.

O Departamento de Desenvolvimento Econômico possui a Coordenadoria Setorial de Agronegócio, cujo foco é facilitar o acesso de populações localizadas na área rural aos serviços públicos além de prover boas condições de acesso a tais localidades e auxiliar na capacitação técnica de produtores.

Ciência, Tecnologia e Inovação

Promover junto ao empresariado a cultura do empreendedorismo inovador, apoiando a indução da apropriação de instrumentos e mecanismos oriundos dos avanços em CT&I para implantação de metodologias e processos de desenvolvimento econômico sustentável (preservadores do futuro) e socialmente justo (disseminadores equânimes de oportunidades de trabalho e renda). O CONSELHO MUNICIPAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO conjuga os atores de promoção da inovação empresarial no município, para assegurar a Campinas o reconhecimento definitivo como a capital da Ciência, Tecnologia e Inovação. Promover mecanismos de inclusão social da população na percepção dos avanços em CT&I como promotores do bem estar social.

Cooperação Internacional

Responsável pela atuação internacional da Prefeitura de Campinas. Os seus objetivos englobam a atração de investimentos internacionais, a potencialização da imagem de Campinas no Brasil e no Exterior, como polo de realização de negócios. O Departamento também tem como foco o estimulo às empresas locais na exportação de seus produtos e serviços e o desenvolvimento de ações de Diplomacia Descentralizada como o estabelecimento de vínculos com cidades-irmãs para promover interesses comuns e cooperação para ajuda humanitária. Promove eventos internacionais, estabelece contatos e atende as Embaixadas, Consulados, Câmaras de Comércio e representações internacionais.

Turismo

Tem por finalidade desenvolver políticas públicas visando o incremento das atividades turísticas de Campinas em busca da preservação do patrimônio histórico, cultural e ecológico e serve como fonte geradora de cidadania. Planeja e gerencia a implementação do Plano de Desenvolvimento Turístico Municipal além de apoiar eventos e atividades que promovam o incremento de turistas e o desenvolvimento da economia local, principalmente através do turismo. Fazem parte do Departamento de Turismo, Coordenadoria de Planejamento e Informação, a Coordenadoria de Eventos e Promoções e a Coordenadoria do Grupo de Gestão e Acompanhamento da Ação Municipal referente à Ampliação do Aeroporto Internacional de Viracopos.

Entre em contato

Paço Municipal
Avenida Anchieta, 200 – 15º Andar
Campinas – SP
CEP 13.015-904
PABX: (19) 2116-0555