A CDRS surgiu com a missão de promover o desenvolvimento rural sustentável, por meio de programas e ações participativas com o envolvimento da comunidade, de entidades parceiras e de todos os segmentos dos negócios agrícolas. Ela coordena e executa os serviços de assistência técnica e extensão rural ao pequeno e médio produtor rural, com ênfase na produção animal e vegetal, conservação do solo e da água e produção de sementes e mudas.
Casas da Agricultura
Escritórios de Desenvolvimento Rural
Núcleos de Produção de Sementes e Mudas
Tem por objetivo ampliar a competitividade e proporcionar o acesso ao mercado aos agricultores familiares organizados em associações e cooperativas em todo o Estado de São Paulo, bem como organizações de produtores de comunidades tradicionais como quilombolas e indígenas. O Projeto pretende aumentar as oportunidades de emprego e renda, a inclusão social e promover a conservação dos recursos naturais.
Os técnicos da CATI auxiliam na orientação dos agricultores familiares e na articulação para proporcionar o acesso destes agricultores aos programas de compras governamentais.
O Integra São Paulo foi criado em 2013 e é executado por profissionais da CATI, que conta com 40 escritórios regionais no Estado, além das Casas da Agricultura em quase todas as cidades paulistas. A ideia é financiar a recuperação de pastagens.
O Feap/Banagro é uma iniciativa do Governo Estadual que oferece modalidades de apoio ao produtor rural paulista. CADASTRO AMBIENTAL RURAL: Elaboração e orientação para a realização do CAR. Práticas de Manejo de Solo Sustentáveis para Mitigação das Emissões de Carbono (Ações de orientação junto à comunidade rural voltadas à mitigação de carbono), visando à sustentabilidade ambiental, em consonância com a Política Estadual de Mudanças Climáticas.
Prestação de assistência técnica nas mais variadas atividades agropecuárias fruticultura, olericultura, bovinocultura de leite, bovinocultura de corte, aquicultura, apicultura e outras.
Oferta de cursos de capacitação diversos, trabalho com associações para apoio na regularização, formalização de grupos e orientação de ações e fornecimento de Sementes e Mudas para os agricultores.
A atual prioridade da instituição no estado é o Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas, estabelecido em 2000, através de parceria com o Banco Mundial. O Programa de Microbacias atinge 925 microbacias em 509 municípios, com 68 mil famílias envolvidas. São 8,5 mil atendimentos no campo ou 9,1 milhões de reais em incentivos diretos pagos aos agricultores de pequeno e médio portes. O lema “O Programa de Microbacias melhora sua vida” mostra que, embora se desenvolvam em propriedades rurais, as ações atingem a todos, no campo e na cidade. No campo, o Programa fortalece o associativismo, conduz programas de educação, implanta equipamentos para levar saneamento e abastecimento de água, capacita e difunde alternativas de renda aos produtores. Esse Programa tem atuação na preservação ambiental através de assistência técnica no controle de erosão, recuperação de estradas rurais, incentivo ao plantio direto e a recuperação e plantio de matas ciliares, contribuindo para a diminuição da poluição, o aumento da vazão dos rios, o fornecimento de alimentos saudáveis, e a redução do êxodo rural.
Propostas de negócios
Propostas implantadas
Av. Brasil, 2340
Jd. Brasil – Campinas – SP
CEP 13.070-178
Fone: (19) 3743-3700
Facebook: https://www.facebook.com/cdrs.sp
E-mail: jornalismo@cati.sp.gov.br