Atua de forma multidisciplinar em pesquisa, desenvolvimento e inovação em tecnologia da informação e comunicação (TIC) aplicada à agricultura, com soluções nas áreas de engenharia de sistemas de software, computação científica, automação, bioinformática, modelagem agroambiental, geotecnologias e agroclimatologia.
A Unidade concilia as demandas dos sistemas produtivos com as necessidades de conservação de recursos naturais e preservação ambiental. Assim, buscando a sustentabilidade da agricultura, em benefício da sociedade.
Focada em pesquisas e inovações geoespaciais para a agricultura. Destaca-se como importante polo de pesquisa e desenvolvimento tecnológico do país, tendo em vista que grandes avanços ocorrem na agricultura com o uso de geoinformação e geotecnologias.
A Embrapa Informática Agropecuária tem sua atuação focada no desenvolvimento de soluções de tecnologia da informação e comunicação (TIC) para atender demandas do setor agropecuário, apoiar políticas públicas e contribuir com o ecossistema de inovação aberta em agricultura digital, gerando software, sistemas e aplicativos móveis capazes de apoiar a tomada de decisões e a gestão da cadeia produtiva. A Unidade vem acompanhando as tendências para a transformação digital do campo, implementando projetos e ações de forma a incorporar novos conceitos ao contexto agropecuário e levar inovações ao meio rural.
Investe em parcerias técnicas com governos, instituições de pesquisa e ensino, empresas, startups e entidades de assistência técnica e extensão rural para impulsionar a inovação, o uso e o desenvolvimento de novas tecnologias, com foco na sustentabilidade do agronegócio, em todas as suas dimensões.
A Embrapa Informática Agropecuária também vem intensificando sua contribuição para o ecossistema de inovação aberta, promovendo e apoiando iniciativas para fomentar o mercado de tecnologias digitais para o campo e assumindo um papel importante de facilitadora no processo de desenvolvimento de soluções estratégicas para o setor agrícola, focadas na oferta de vantagens competitivas e na geração de valor.
Pesquisadores
Softwares Registrados
Desenvolvimento, adaptação e utilização de ferramentas de bioinformática para obtenção de ativos biológicos que atendam às necessidades dos sistemas de produção e de segurança alimentar e nutricional. Desenvolvimento e aplicação de estratégias baseadas em informações moleculares para diagnóstico e controle de pragas e doenças. Implementação e operação contínua de um pipeline de descoberta de sequências gênicas e regulatórias e de geração e identificação de organismos mais resilientes e produtivos em condições ambientais adversas.
Modelagem matemática e simulação computacional para estudos prospectivos e avaliação de riscos e impactos em sistemas agroambientais. Sistemas inteligentes com ênfase em reconhecimento de padrões, aprendizado de máquina e visão computacional para automação e suporte à tomada de decisão na agricultura.
Análise de cenários para a avaliação de impactos de mudança e variabilidade climática e apoio à definição de estratégias de adaptação e mitigação. Mapeamento, monitoramento, tecnologias e serviços geoespaciais para suporte à tomada de decisão e definição de políticas públicas em sistemas agroambientais.
Soluções para interoperabilidade, captura, organização, armazenamento, processamento, análise, visualização e disponibilização de dados e informações de interesse da agricultura. Internet das coisas e informação de tudo aplicadas à agricultura. Desenvolvimento de tecnologias digitais aplicadas à educação não-formal e à educação a distância, conduzidas pela extensão rural, assistência técnica e transferência de tecnologia.
Os pesquisadores e analistas integram 42 grupos de pesquisas formais, ligados a Universidades ou Institutos de Pesquisa. Entre os anos de 2012 e 2016 a Embrapa investiu mais de 9 milhões de reais em pesquisas realizadas pelo centro de Informática Agropecuária.
Focada em pesquisas e inovações geoespaciais para a agricultura. Destaca-se como importante polo de pesquisa e desenvolvimento tecnológico do país, tendo em vista que grandes avanços ocorrem na agricultura com o uso de geoinformação e geotecnologias.
Compreende a complexidade e a dinâmica do espaço rural brasileiro, estruturando informações para atender a demandas a curto prazo.
Concebe soluções e ferramentas para o desenvolvimento territorial sustentável das iniciativas públicas e privadas direcionadas à agropecuária brasileira.
Monitora os fatores de impacto sobre produção agropecuária para gerar indicadores que fomentem ações em prol da competitividade e da sustentabilidade.
A Embrapa Territorial conta com uma equipe multidisciplinar: agrônomos, biólogos, cientistas da computação, ecólogos, economistas, engenheiros florestais, geógrafos e geólogos. Ao corpo técnico, soma-se laboratórios de Pesquisas e Inovações Geoespaciais, voltados para o processamento de dados espaciais para a inteligência, gestão e monitoramento da agricultura. O centro de pesquisa desenvolve e aplica métodos de inteligência, gestão e monitoramento sobre uso e ocupação das terras pela agropecuária. Ela gera e sintetiza informações numéricas e cartográficas para os setores público e privado. Tais dados permitem conhecer e melhorar cadeias produtivas e sua competitividade; logística e infraestruturas associadas à produção agropecuária; o papel dos produtores rurais na conservação ambiental e preservação da vegetação nativa; as propriedades rurais e uso das terras nos biomas brasileiros, em diversas escalas espaciais e temporais.
A Embrapa Meio Ambiente, localizada em Jaguariúna, é referência em gestão ambiental territorial: atua com as comunidades rurais e com os principais atores da cadeia produtiva. Realiza pesquisas para reabilitação de áreas degradadas, uso sustentável dos recursos hídricos, controle biológico de pragas e doenças, e mudanças climáticas e mercado de carbono. Desenvolve estudos em biossegurança ambiental, biodegradação de agrotóxicos, qualidade de água e novas ruralidades.
Hectares de Área
laboratórios e 2 centrais analíticas
pesquisadores
A Embrapa Meio Ambiente atua em pesquisa, desenvolvimento e inovação na interface agricultura (atividades agrícolas, pecuárias, florestais e agroindustriais) e meio ambiente. Seu objetivo é promover a sustentabilidade da agricultura brasileira, considerando aspectos ambientais, sociais e econômicos.
Os principais grupos de pesquisa atuam na avaliação de impacto e ecotoxicologia, manejo de solo e planta, recuperação de áreas degradadas, agroecologia, mudanças climáticas, microbiologia ambiental e fitopatologia, entomologia, métodos quantitativos, água, aquicultura, solo e paisagem, resíduos e espacialização.
EMBRAPA INFORMÁTICA AGROPECUÁRIA
Av. André Tosello, 209
Campus da Unicamp, Barão Geraldo – Campinas – SP
Caixa Postal: 6041
CEP 13.083-886
Secretaria de Negócios (SNE). Núcleo de Inovação Tecnológica – NIT da Embrapa
Fone: (61) 3448-4545
Fax: (61) 3447-4158
E-mail: chefia.sne@embrapa.br
EMBRAPA TERRITORIAL
Av. Soldado Passarinho, 303
Fazenda Jardim Chapadão – Campinas – SP
CEP 13.070-115
Fone: (19) 3211-6200
Fax: (19) 3211-6222
EMBRAPA MEIO AMBIENTE
Rodovia SP340 – KM 127,5 – S/N
Tanquinho Velho C.P 69 – Jaguariúna – SP
CEP 13.820-000
Fone: (19) 3311-2700
E-mail: cnpma.secchefia@embrapa.br