Com atuação no combate a zoonoses e às doenças e pragas de vegetais e animais, o IB trabalha na busca de alternativas ao controle químico, como o controle biológico e a agricultura orgânica, na análise de resíduos de defensivos agrícolas em frutas, verduras, leite e no meio ambiente. A segurança alimentar tem espaço em muitas de suas pesquisas. Destaca-se também sua atuação constante na área de pragas urbanas. Em seus laboratórios com equipamentos de ponta, o IB desenvolve projetos de pesquisa, gerando o conhecimento que propicia soluções em benefício das principais cadeias produtivas do agro.
Colaboradores
Projetos
R$ 53 mi
Aplicados em P&D (últimos 5 anos)
O IB participa do Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros (PNCRH) e Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA), Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PNCEBT), Programa Nacional de Sanidade dos Equídeos (PNSE), Programa Nacional de Sanidade de Caprinos e Ovinos (PNSCO) e Programa Nacional de Sanidade dos Suídeos (PNSS). Também participa de campanhas sanitárias contra o cancro cítrico e a clorose variegada dos citros.
Estudos sobre etiologia, taxonomia, epidemiologia, patologia, diagnóstico, tratamento, prevenção e controle de pragas e doenças em culturas de café, cana de açúcar, florestas e pastagens, fruticultura, horticultura, plantas ornamentais, raízes e tubérculos e sementes.
Estudos sobre etiologia, taxonomia, epidemiologia, patologia, farmacologia, diagnóstico, tratamento, prevenção e controle de doenças infecciosas e parasitárias em aves, bovinos e bubalinos, equinos, ovinos e caprinos, rãs e suínos.
Monitoramento de resíduos de agrotóxicos em produtos de origem animal e vegetal; estudos sobre contaminação do solo e da água.
análises laboratoriais realizadas em 2021
servidores, sendo 83 pesquisadores científicos
projetos de pesquisa em andamento
R$ 90 mi
Investidos nos últimos cinco anos