Por intermédio da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), atua em diversos polos regionais de desenvolvimento nas diferentes regiões do estado. Seus projetos atendem aos programas governamentais, visando ao desenvolvimento do agronegócio paulista e brasileiro.
Os projetos estão estabelecidos em três áreas estratégicas de pesquisa – Produção Sustentável de Carne; Produção Sustentável de Leite; e Sistemas Integrados de Produção Agropecuária, que visam criar novos conhecimentos, aumentar a cooperação científica e tecnológica em pesquisa com outras instituições de referência e aumentar qualitativa e quantitativamente a capacidade institucional para inovação.
Com a utilização das técnicas de manejo, amplamente estudadas pelo IZ, consegue-se minimizar os efeitos prejudiciais ao meio ambiente e aumentar a eficiência do sistema, como suplementação alimentar e aditivos, aplicação dos conceitos de bem-estar, confinamento estratégico, aumento da eficiência alimentar (CAR), reprodutiva e sanitária, melhoramento genético animal, introdução de leguminosas e utilização de sistemas integrados de produção agropecuária
O IZ realiza pesquisas em melhoramento genético de forrageiras, forragicultura e pastagens, produção animal a pasto, reprodução, etologia, ambiência e manejo, produção e qualidade de carne e leite, além de atividades silvipastoris. Com mais de um século de trabalho pela pecuária, visa elevar a produtividade, a eficiência e o bem-estar animal. A Instituição destaca-se pela geração de uma série de benefícios ao meio científico, ao meio técnico e aos pecuaristas – pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e serviços à disposição do agronegócio paulista.
Destacam-se projetos conjuntos com empresas de inseminação artificial, de produção de sementes, de medicamentos veterinários, de produção de insumos, qualidade da carne, leite e ovos, assessoria a pequenos produtores rurais, cursos práticos e dias de campo.
Além da comercialização de sêmen e embriões de animais do Programa de Melhoramento Genético do IZ, ainda são disponibilizados reprodutores e matrizes para diversos criadores em todas as regiões brasileiras. Mantém o programa de melhoramento genético de animais da raça Nelore; seleção para consumo Alimentar Residual (CAR) de bovinos da raça Nelore; e o sistema de alimentação automática [Growsafe].
servidores, sendo 43 pesquisadores científicos
projetos de pesquisa em andamento
R$ 40,1 mi
investidos nos últimos cinco anos
Rua Dr. Heitor Penteado, 56, Centro
Nova Odessa – SP
CEP: 13.380-011
Telefone: (19) 3476-0934
E-mail:
iz.comunicacao@sp.gov.br
iz.nit@sp.gov.br