A malha viária que corta toda a REGIÃO CAMPINAS é invejável em termos de qualidade, ramificações e cobertura de território. Alguns dos principais eixos rodoviários do estado de São Paulo garantem a integração metropolitana com diversas regiões do estado e conexões interestaduais.
Cosmópolis – Paulínia | R$ 8,80 |
Monte Mor – Campinas | R$ 0 |
Indaiatuba – Campinas | R$ 14,00 |
Campinas – Valinhos | R$ 0 |
Campinas – Itatiba | R$ 10,40 |
Campinas – Nova Odessa | R$ 8,60 |
Sumaré – Campinas | R$ 0 |
Fonte: ARTESP, CCR, ROTA DAS BANDEIRAS (Valores – 2017)
Frota Total de Automóveis
Frota de Ônibus
A localização estratégica do Aeroporto Viracopos e do Aeroporto Campos dos Amarais potencializa um modelo de logística adequado às necessidades e especificidades do transporte de cargas e passageiros. Viracopos é um dos mais importantes entrepostos de carga da América Latina, sendo o quinto aeroporto industrial do Brasil. No ano de 2018, a movimentação foi de 9.223.074 de passageiros.
Seu terminal de cargas é utilizado para importar e exportar produtos de multinacionais dos setores petroquímico, automobilístico, de informática e telecomunicações. Em 2018, foram 235.324 toneladas de cargas. Ao todo, o número de aeronaves movimentadas no aeroporto de Viracopos foi de 107.627.
Passageiros
Toneladas de carga
Além do transporte intraurbano presente em cada um dos municípios localizados na REGIÃO CAMPINAS, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo – EMTU realiza a integração regional com 166 linhas de ônibus. O território conta com linhas específicas de ônibus fretados que conectam os principais bairros da região aos Parques Tecnológicos, Universidades e grandes industrias reduzindo o tempo de deslocamento dos estudantes e trabalhadores.
O território Campineiro é cortado por ramais ferroviários utilizados para o transporte de cargas, integrando a Região Campinas a São Paulo e outras regiões do estado, além do Porto de Santos, maior do Hemisfério Sul e distante somente 200 quilômetros da cidade de Campinas.
Uma das principais, é a Ferrovia Centro-Atlântica, que passa pela cidade de Paulínia, próximo ao Pólo Petroquímico da cidade.
Próxima da Região Campinas, a Hidrovia Tiete–Paraná permite a navegação comercial entre o interior paulista e os países do Mercosul, além da integração fluvial com a Região Centro-Oeste brasileira. Este trecho conta ainda com 19 estaleiros, e 30 terminais de carga, com 10 barragens e eclusas.
São mais de 2.400 quilômetros de extensão navegáveis com dez eclusas que integram cinco estados – Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná e São Paulo – e cinco países – Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai.
As Infovias de fibras ópticas vêm sendo construídas nos municípios localizados na Região Campinas, aproveitando grandes extensões das faixas de passagens da malha viária. É através das infovias que trafegam os dados das redes eletrônicas, funcionando como um conjunto de linhas digitais.
As cidades que atualmente concentram esforços para a implantação de infovias, são Pedreira, Paulínia, Vinhedo e Itatiba.