24 de março de 2021 Prefeitura de Valinhos e Sebrae firmam parceria para implantação do programa Desenvolve Valinhos
A Prefeitura de Valinhos recebeu na última quarta-feira (27) representantes do Escritório Regional de Campinas do Sebrae, que apresentaram o programa Desenvolve Valinhos 2021. São várias capacitações gratuitas voltadas para empresários e empreendedores, alunos da Rede Municipal de Educação, pessoas em situação de risco e vulnerabilidade social, atendidas por entidades filantrópicas, ligadas à Assistência Social, e produtores rurais, além do Fundo Social de Solidariedade. O investimento total será de aproximadamente R$ 580 mil, arcado inteiramente pelo Sebrae.
“O programa é muito interessante para a cidade. Prevê o desenvolvimento pessoal e profissional de estudantes, profissionais liberais, empresários e entidades, principalmente sem custos para o município”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara Godoy, que coordenou a reunião, juntamente com a presença dos secretários de Desenvolvimento Econômico, Fábio Zacharias Martins, da Educação, Claudinéia Vendemiatti Serafim, e da Assistência Social, Tathiane Boldarini de Camargo.
A Prefeitura será a facilitadora do desenvolvimento do programa na cidade, contribuindo com disponibilidade de locais para a realização dos cursos e divulgação. “O objetivo do programa é fomentar o empreendedorismo como oportunidade de conhecimento e renda”, inicia um dos representantes do Sebrae, Sílvio Glauco Rezende Rosa. Os cursos ofertados serão de gestão, técnicos e consultorias individuais, presenciais ou remoto.
Entre eles, trilhas de capacitação, agronegócio, o conhecido Empretec (imersão empresarial), o JEEP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos), Empreenda Rápido e outros. “É preciso criar uma agenda de trabalho”, adiantou outro representante Bruno Pereira dos Santos. Os secretários presentes aprovaram o programa Desenvolve Valinhos 2021. Para eles, é uma oportunidade de crescimento para a população valinhense.
Como resultado concreto, o grupo do Sebrae participou do encontro com contadores, que aconteceu na última quinta-feira (28), na Rede Século 21. Também serão agendadas reuniões com pessoal da Educação e algumas entidades da Assistência Social, além do Fundo Social de Solidariedade, previstas para os próximos dias.
Durante a apresentação foram apresentados dados (maio/2020) sobre a composição de densidade empresarial de Valinhos. A cidade é composta por 52% de serviços, 26% de comércio, 10% de indústria, 7% de construção civil, 5% de agronegócio. Num total de 17.005 empresas formalizadas. O grupo ressaltou ainda que 25% das empresas desaparecem em até dois anos. “As empresas “morrem” por deficiência na gestão empresarial”, alerta outro representante Sizinio Neto, acompanhado do consultor do posto Sebrae Aqui Valinhos, Robson Moreira.
Fonte: Prefeitura de Valinhos