30 de junho de 2021 Prefeitura de Vinhedo cria parceria com Programa de Qualificação para Exportação para transformar Vinhedo em polo exportador
A Prefeitura de Vinhedo trouxe para a cidade uma parceria inédita e inovadora com o Núcleo do Programa de Qualificação para Exportação, O PEIEX, um programa da Apex-Brasil em parceria com a Facamp. A ideia é transformar o município em um polo exportador. O PEIEX é um programa gratuito que capacitará as PMEs da cidade e de mais de 90 cidades da região. A meta é deixar as empresas da cidade prontas para vender seus produtos no exterior para que possam iniciar ou aprofundar o processo de exportação de forma planejada e segura.
“Essa parceria mostra o interesse da administração municipal com o desenvolvimento produtivo das nossas empresas, estimulando seu crescimento e abertura para novos mercados. Temos excelentes companhias na nossa cidade que farão muito sucesso no exterior. Queremos fortalecer a economia de Vinhedo, gerar riqueza, recursos, empregos e exportação”, afirmou o prefeito Dario Pacheco.
Vinhedo tem precedente. Há alguns anos a empresa Sabor das Índias participou de uma edição anterior do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) e hoje tem clientes em países como Angola, Canadá, China, Dubai, Estados Unidos, Holanda, Inglaterra, Paraguai, Portugal e Suíça. “A capacitação melhorou muito nossos processos de embalagem, logística e qualidade. Quando nos preparamos para o mercado externo, ficamos ainda mais competitivos no mercado nacional. Subimos de nível”, afirmou o sócio-proprietário da Sabor das Índias, Gustavo Moreno de Aquino.
Com a aprovação da Câmara, Vinhedo vai assinar um termo de cooperação técnica com o PEIEX-Facamp. A Prefeitura criou o termo de cooperação porque a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Agricultura vai oferecer apoio na divulgação do Núcleo e se colocar à disposição da equipe do PEIEX, oferecendo o que for necessário para que as empresas possam começar o processo de preparação para o mercado externo.
“São 200 vagas para a região e vamos apoiar as empresas de Vinhedo nesse programa. Estamos traçando estratégias para mobilizar os empreendedores e já temos marcada uma reunião com um grupo de empresários que se interessaram pelo sucesso obtido pela companhia Sabor das Índias. Daqui a quatro, cinco meses queremos ter mais empresas na cidade prontas para iniciar seus planos de exportação”, disse o secretário de Indústria, Comércio e Agricultura, Tiago de Paula. Vale lembrar que o PEIEX é gratuito para as empresas.
O gerente-executivo do PEIEX-Facamp, Olavo Furtado, explicou que primeiro passo para participar do processo é manifestar interesse. Depois disso, é feito um contato inicial para que os técnicos do PEIEX-Facamp possam traçar o perfil da companhia e produzir um parecer sobre o potencial de exportação. O parecer passa por avaliação e, se aprovado, a empresa assina um termo de adesão ao programa.
“A partir daí, um técnico aplica a metodologia desenvolvida pela Apex-Brasil que cria um diagnóstico de gestão com foco no mercado externo, um plano de trabalho e, no final, um plano de exportação. Fazemos a avaliação e o técnico encerra o atendimento. São em torno de 40 a 60 horas não consecutivas de atividades, no ritmo da empresa e do técnico. É uma verdadeira consultoria, e melhor, sem custo algum para o empresário.”, disse Furtado.
“Nossa função é deixar as empresas prontas para alçar voos lá fora ou bater na porta de uma entidade setorial com um perfil internacional mais maduro. O PEIEX é uma das melhores portas de entrada das empresas que querem conquistar o mercado externo”, afirmou Furtado. “A pandemia fez com que as empresas pensassem em diversificar mercados, além do mercado nacional, principalmente para diminuir riscos e acelerar a retomada de crescimento.”
“Há um consenso que não dá para depender apenas do mercado nacional, que segue importante, mas cada vez mais as empresas entendem que o mercado externo pode oferecer uma maior segurança para os negócios”, disse Furtado. O PEIEX foi criado em 2009 e já capacitou 4,3 mil empresas em 1,2 mil cidades brasileiras e tem mais de 30 Núcleos no Brasil. E é, de fato, totalmente gratuito para as empresas que participam da capacitação.
PEIEX – Programa de Qualificação para Exportação
O PEIEX é um bem-sucedido programa de capacitação oferecido pela Apex-Brasil a empresas interessadas em iniciar atividades exportadoras de forma planejada e segura. Exportar não é apenas para empresas multinacionais.
Para mais informações: https://portal.apexbrasil.com.br/qualifique-sua-empresa-peiex/
Apex-Brasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a Apex-Brasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
Para mais informações: https://portal.apexbrasil.com.br/
Facamp
A Facamp é considerada como um centro de formação de profissionais altamente reconhecidos pelo mercado de trabalho. A FACAMP foi fundada em 1999 por ex-professores da Unicamp e pelo ex-presidente da Bolsa de Valores de São Paulo e da BM&F (atual B3) para oferecer ensino de excelência adequado às novas realidades do Brasil e do mundo. Alunos graduados há cinco anos em cargos de liderança (63%) e Empregabilidade (96%).
Para mais informações: https://www.facamp.com.br/
Fonte: Prefeitura de Vinhedo