30 de junho de 2021 STARTUPS CRIADAS POR ALUNOS EM PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DA PUC-CAMPINAS SERÃO PREPARADAS PARA ATINGIR MERCADO EM LARGA ESCALA
Cinco equipes formadas por alunos da PUC-Campinas, concluintes da 1ª edição do Programa de Aceleração de Startups, terão a oportunidade de seguir com a construção de seus negócios por meio de imersão na aceleradora Venture Hub, parceira do espaço Mescla no projeto. O objetivo é preparar essas empresas para que ofereçam suas soluções ao mercado em larga escala.
Selecionados na 3ª Mostra de Inovação e Empreendedorismo, realizada no 2º semestre de 2020 pela Universidade, os projetos foram assessorados por professores do espaço Mescla e também por profissionais da aceleradora Venture Hub. No período, as equipes receberam orientação de como preparar e estruturar suas ideias de negócios.
Concluídas as primeiras etapas do processo, que englobavam remodelação de ideação, revisão de modelo de negócio, validação de cliente, acesso ao mercado, funil de vendas, acesso a fundos de investimentos, bem como acesso jurídico e contábil para a construção de startups, os grupos passaram, na última segunda-feira (3), pelo Demoday, evento que marca o fim de um Programa de Aceleração.
A próxima fase, que contará com a assessoria e a expertise da aceleradora Venture Hub, atuante no ecossistema de inovação e empreendedorismo de Campinas, tem a proposta de revisar todas as métricas e potencializar os negócios, de modo que os produtos e serviços consigam alcançar o mercado em larga escala. Atualmente, as soluções criadas pelos estudantes já atendem alguns clientes.
Os novos estágios, que terão duração aproximada de nove meses, incluem acesso a programas de crescimento tecnológico para o desenvolvimento de produtos e modelos de negócios. A ideia é utilizar mecanismos de experimentação que favoreçam a multiplicação dos negócios. Ao final do processo, a expectativa é que as empresas atinjam faturamento mensal de seis dígitos.
As equipes favorecidas pelo Programa, idealizado pelo espaço Mescla da PUC-Campinas – criado na Universidade para estimular o aprimoramento de ideias inovadoras e de empresas focadas na solução de problemas da comunidade –, apresentam negócios diversificados que operam em benefício de estudantes, idosos, animais, além de pequenas e médias empresas. Startups essas que receberam os seguintes nomes: Facilita Vida; Kwillo Pets, NeedU, Conex e Claymade.
Para Leonardo Pinheiro, diretor de Desenvolvimento de Startups da Venture Hub, os grupos que concluíram a primeira etapa do Programa de Aceleração vivenciaram um grande laboratório, no qual puderam colocar em prática os conhecimentos adquiridos na Universidade. “Agora, nessa nova fase, eles vão precisar pensar como empresários. Tem que pensar no negócio e não apenas na amizade. É uma oportunidade de evoluir como empreendedores e pessoas de negócio, que vão dominar o mercado nos próximos anos”, destaca.
Na avaliação do Prof. Maurício Pinheiro, colaborador do espaço Mescla, os projetos que iniciam o novo ciclo passaram, de forma laboratorial, por uma boa experiência de mercado, carregando grande potencial de crescimento. “Consolidamos bastante coisa em pouco tempo, mesmo com a pandemia, e agora vamos caminhar para algo mais sólido”, pontua o docente.
Fonte: PUC-Campinas