18 de agosto de 2021 Techno Park Campinas: transferência de conhecimento e parcerias para inovações
A Fundação Fórum Campinas Inovadora (FFCI) conta com 25 membros, entre eles as mais relevantes instituições de ciência e tecnologia da região de Campinas, além das principais associações empresariais e órgãos governamentais que têm atuação ou influência direta no ecossistema de inovação. Para que você conheça melhor a FFCI, nós realizamos a série onde apresentaremos os nossos membros que constroem a história e fortalecem as ações da Fundação. Confira!
O Techno Park Campinas é um dos membros da FFCi e, para o diretor da instituição, José Luiz Guazzelli, a parceria entre ambos permite a transformação do conhecimento em produtos de interesse da sociedade.
“A Fundação Fórum Campinas Inovadora e o sistema de Parques Tecnológicos desempenham papel estratégico para o desenvolvimento econômico de Campinas por induzirem a criação de ambiente que estimulante à cultura da inovação.”
O projeto do Techno Park Campinas foi concebido pelos irmãos Miguel Gilberto e Luis Norberto, líderes do Grupo DPaschoal, a partir do estudo de parques empresariais da Europa e da América do Norte.
O projeto foi embasado em moderna conceituação do ambiente de trabalho, priorizando a harmonia com a natureza como um fator de estímulo à criatividade. Este conceito urbanístico resulta em ambiente orientado para estimular transferências de conhecimento e parcerias tecnológicas, em terreno fértil para o surgimento de inovações.
O Techno Park Campinas é o primeiro o Parque Tecnológico privado e concentra empresas inovadoras e intensivas em conhecimento, cujas atividades baseiam-se em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) e em tecnologias avançadas.
Atualmente, encontram-se instaladas no Techno Park Campinas 61 empresas, das quais 51 são empresas de Base tecnológica (EBTs).
O órgão gestor do Techno Park Campinas, a ASSOCITECH, estimula interações entre as suas empresas com os demais atores que compõem o ecossistema de Campinas.
Dentre os fatores determinantes do sucesso do parque merecem destaque, por exemplo, a sua infraestrutura e seu potencial para viabilizar a absorção de recursos humanos que já se encontram na região de Campinas, face a proximidade com importantes centros de conhecimento, como a Unicamp, PUC-Campinas E de mais de uma dezena de importantes Centros de Tecnologia.
Conheça outros membros da FFCi, clique aqui
Fonte: FFCi